Expectativa

Cardeal sobre presença do Papa na África: vai promover a reconciliação

Espera-se que a viagem do Papa à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul ajude a promover o fim da violência nos dois países 

Da redação, com Vatican News

Foto: Reprodução Youtube

A África espera o Papa que nunca deixou de desejar e construir este encontro nas terras, atormentadas pelo conflito e pela exploração, da República Democrática do Congo e do Sudão do Sul. A 40ª viagem internacional, de 31 de janeiro a 5 de fevereiro, verá Francisco trazer a Palavra de Deus, a esperança da paz e do diálogo. Uma viagem que no Sudão do Sul terá uma forte conotação ecumênica, de fato junto com o Sucessor de Pedro também irá o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, e o moderador da Igreja da Escócia, Ian Greenshields.

Será “um ecumenismo de testemunho” reitera o Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, especificando que esta visita se move na linha da proximidade com as Igrejas e comunidades locais, que estão “vivas e ativas”, e a “sociopolítica” que espera a reconciliação, em duas realidades que por diferentes razões estão vivendo o drama de milhões de refugiados, da guerrilha, das tensões étnicas e políticas. Confira a entrevista do purpurado ao Vatican News:

Desejo no coração do Papa

Vatican News: Eminência, o Papa se prepara para partir para a República Democrática do Congo e para o Sudão do Sul. Uma visita muito desejada, adiada em julho do ano passado por causa de dores no joelho. Que desejo está no coração de Francisco?

Cardeal Parolin: Como em toda viagem apostólica, o Santo Padre deseja, antes de tudo, estar perto, encontrar a Igreja e a população local. Eu diria que nesta visita, este desejo é particularmente intenso porque é uma viagem muito esperada que o Papa teve que adiar por causa do problema do joelho, e porque estes são dois países que estão em uma situação particularmente difícil por causa dos conflitos que estão ocorrendo: portanto o Papa vai lá como um pastor que encontra o povo de Deus e ao mesmo tempo também como um peregrino da paz e da reconciliação.

Vatican News: Dois países com recursos extraordinários, mas esmagados por conflitos e violência que não cessam: qual é o significado desta viagem?

Cardeal Parolin: Eu diria que tem dois aspectos: há um aspecto pastoral, de proximidade com as Igrejas locais e com essas comunidades que são comunidades vivas, ativas, e depois há o aspecto sóciopolítico, e deste ponto de vista espera-se que a presença do Santo Padre, sua palavra, seu testemunho, possa ajudar a promover o fim da violência em curso e fortalecer os processos de paz e reconciliação em curso.

Vatican News: A primeira etapa será na República Democrática do Congo, onde também haverá um encontro com as vítimas do leste do país. Esta visita pode ajudar a curar as feridas no coração das pessoas?

Cardeal Parolin: Esperamos que sim, porque são realmente feridas muito profundas. Trata-se de uma situação prolongada: violência, oposição e conflito. Portanto, o fato de o Papa estar encontrando as vítimas desta situação é um gesto muito significativo que certamente as confortará. Creio que o primeiro aspecto e a primeira dimensão deste encontro é precisamente o aspecto de confortar e consolar estas populações que sofreram, com mortes, refugiados… Depois o outro aspecto é sempre o de encorajar a não perder a fé, a esperança, a não ceder à vingança, a não aumentar as divisões que existem, a ter a paz como meta. Portanto, a comunhão e a fraternidade são o propósito pelo qual o Papa encontra essas vítimas.

Vatican News: Do Congo, o Santo Padre seguirá para o Sudão do Sul. Em 2019 – lembramos – ele beijou os pés dos líderes do Sudão do Sul para implorar a paz. Que papel a religião pode desempenhar na estabilização do país?

Cardeal Parolin: As Igrejas cristãs – como eu também pude ver – trabalham a serviço de toda a população, onde muito frequentemente o Estado e às vezes até mesmo as agências internacionais não conseguem chegar. Portanto, eles gozam de confiança e autoridade entre a população e isto lhes permitiu desempenhar um papel significativo no complexo diálogo internacional. Quando eu estava no Sudão do Sul, o próprio Presidente me lembrou daquele gesto que o Papa lhe fez e que o tocou profunda e profundamente: poderíamos dizer que foi um gesto profético. E é um gesto que se compromete: acredito que compromete as autoridades, realmente, a dar passos concretos no caminho da paz. Esperemos que esta jornada dê continuidade a esse momento tão especial e os estimule a fazer escolhas concretas, a tomar decisões muito práticas para que o processo de paz possa alcançar seu objetivo.

Vatican News: O Papa visitará o Sudão do Sul junto com o Arcebispo de Cantuária e o Moderador da Igreja da Escócia. Portanto, é também uma viagem com um forte valor ecumênico.

Cardeal Parolin: Sim. Esta presença dos três líderes religiosos – o Papa, o Arcebispo de Cantuária e o Moderador da Igreja da Escócia – é uma expressão muito significativa do ecumenismo, de fato, um ecumenismo – eu o chamaria – de testemunho. Entretanto, o próprio fato de que os três vão juntos é um sinal de que é possível encontrar caminhos de comunhão mesmo além ou através das diferenças. E então, este compromisso comum dos grupos religiosos presentes no país de serem testemunhas do Evangelho, de serem promotores de paz. Portanto, será uma presença e será uma viagem muito significativa precisamente porque será com três vozes.

Vatican News: Portanto, há muita expectativa para a presença do Papa nestes países africanos. Você mesmo, como nos lembrou, visitou recentemente os lugares que Francisco irá, onde a esperança e a pobreza, o drama e o futuro, se misturam. Como fazer para mudar este cenário?

Cardeal Parolin: É uma mudança lenta que requer compromisso, a convergência dos esforços de todos. Cada país terá que tentar estabelecer políticas que sejam verdadeiramente baseadas na justiça e na paz. E então, a comunidade internacional deve trabalhar ao lado dos líderes políticos de cada país: apoiar os países neste delicado momento, acompanhando-os para a completa realização de seu desenvolvimento social, econômico e institucional. E neste contexto há também o papel das Igrejas, como mencionei anteriormente, especialmente nas áreas caritativas, educacionais e de saúde.

Vatican News: Qual é o seu desejo pessoal para esses povos que você conheceu e visitou, e para a África como um todo?

Cardeal Parolin: Estou muito feliz por poder acompanhar o Papa nesta visita, precisamente porque em julho fiz a mesma viagem para dizer às pessoas que não desanimassem, que o Papa viria, mesmo que ele tivesse que — naquela ocasião —, suspender sua viagem. O povo compreendeu esta mensagem e agora está cheio de alegria por acolher o Papa e estar com ele. Creio que a esperança é que este encontro com o Papa e depois, no Sudão do Sul, também com os outros líderes religiosos, possa marcar uma virada nos eventos muitas vezes trágicos desses países, e possa sustentar a boa vontade de todos: creio que há realmente uma necessidade de compromisso renovado por parte de todos. Se houver este compromisso, será possível tirar os países das situações de conflito atuais, será possível assegurar o desenvolvimento justo de toda a população e colocar estes países no caminho de um futuro melhor.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo