Apoio da Igreja

Cardeal Sako pede solidariedade pelo incêndio no hospital em Bagdá

Purpurado visitou o hospital incendiado Ibn Al-Khatib, onde foi recebido por membros da direção e recitou uma oração pelos mortos, feridos e suas famílias

Da redação, com Vatican News

Patriarca Louis Raphael I Sako /Foto: Stefano Rellandini – Reuters

“É um desastre humanitário e nacional que exige que todos permaneçam unidos e solidários”. Foi o que escreveu o Cardeal Louis Raphael Sako, Patriarca da Babilônia dos Caldeus, em nota, comentando o dramático incêndio no hospital Ibn al-Khatib.

O hospital recebia os doentes da Covid-19, na cidade de Bagdá, Iraque. As chamas foram iniciadas na madrugada do dia 24 para o dia 25 de abril. O incêndio matou pelo menos 82 pessoas e feriu mais de 100.

Entre os pacientes que morreram, muitos estavam em terapia intensiva. Um evento que despertou “grande dor e tristeza”, disse o cardeal.

O prelado afirmou que espera colaboração de todos para “juntos tomarmos as medidas necessárias para evitar tais desastres vergonhosos”.

Apoio total da Igreja

“Como Igreja”, continua o Cardeal Sako, “afirmamos nosso total apoio aos esforços do governo, das forças de segurança, dos profissionais da saúde e de todos os iraquianos de boa vontade”.

Segundo o purpurado, a Igreja deseja ajudar na construção da paz e da estabilidade e na prestação de serviços essenciais à população, especialmente nas atuais situações difíceis, marcadas pela pandemia e pelos “conflitos”.

Por fim, o Patriarca elevou sua oração para que Deus possa conceder descanso eterno às vítimas e cura aos feridos. Que “o Iraque possa se recuperar de suas crises recorrentes”, desejou.

Oração no hospital

O próprio Cardeal Sako, no domingo, 25, visitou o hospital Ibn Al-Khatib,. O purpurado foi recebido por membros da direção que explicaram a dinâmica do trágico incêndio.

Em seguida, o purpurado acendeu algumas velas e recitou uma oração pelos mortos, feridos e suas famílias.

Por fim, o cardeal expressou o compromisso do Patriarcado de ajudar financeiramente os afetados pelo incêndio, em coordenação com as autoridades.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo