Solidariedade

Cardeal Krajewski irá novamente à Ucrânia em nome do Papa

Uma viagem silenciosa, acompanhada de ajuda concreta, para estar com o povo que sofre, informa um comunicado oficial sobre a ida do cardeal à Ucrânia

Da Redação

O Cardeal Konrad Krajewski / Foto; Reprodução Youtube Vatican News

O prefeito do novo Dicastério para o Serviço da Caridade (um dos departamentos do Vaticano), Cardeal Konrad Krajewski, irá à Ucrânia pela quarta vez em nome do Papa Francisco. Um comunicado divulgado pelo órgão nesta sexta-feira, 9, informa que a viagem será nos próximos dias.

Leia também
.: Guerra na Ucrânia: ‘Vi muito sofrimento, mas muita fé’, afirma Cardeal Krajewski

Desta vez, o trajeto inclui as regiões de Odessa, Žytomyr, Kharkiv e outras localidades do leste da Ucrânia. O cardeal vai visitar e levar apoio a várias comunidades de fiéis, padres, religiosos e bispos, que há mais de 200 dias permanecem nos locais de seus ministérios apesar dos perigos da guerra.

“É uma viagem silenciosa e evangélica, para estar com o povo que sofre, rezar e confortar cada um deles, mostrando com a própria presença que não estão sozinhos nesta situação que está levando apenas destruição e morte”, informa o comunicado. A viagem também será acompanhada pela ajuda concreta através das Caritas das várias dioceses.

Na catequese da última quarta-feira, 7, o Papa Francisco disse que não se esquece da Ucrânia e levantou a voz, uma vez mais, em prol da paz. “Diante de todos os cenários de guerra do nosso tempo, peço a cada um que seja construtor de paz e que reze para que, no mundo, se difundam pensamentos e projetos de concórdia e de reconciliação. Hoje estamos vivendo uma guerra mundial, paremos, por favor!”.

Em março, o Papa já havia enviado dois cardeais à Ucrânia — além de Krajewski, o Cardeal Michael Czerny —, como expressão da solidariedade da Igreja para com o povo ucraniano que sofre. Francisco também ajudou concretamente refugiados ucranianos: por meio da Esmolaria Apostólica, o Papa enviou suprimentos médicos para a Basílica de Santa Sofia em Roma, ponto de referência para a comunidade ucraniana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo