PAZ NO LÍBANO

Cardeal exorta políticos a evitar o colapso e chegar à paz no Líbano

O líder religioso católico do Líbano está, mais uma vez, conclamando os líderes políticos do país a ‘superar a lógica dos interesses partidários’

Da redação, com Vatican News

O Cardeal Béchara Boutros Raï, Patriarca de Antioquia dos Maronitas no Líbano / Foto: Reprodução Youtube

O Cardeal Béchara Boutros Raï, Patriarca de Antioquia dos Maronitas, fez um apelo especial contra um impasse dos líderes políticos que estão impedindo a formação de um novo governo no Líbano. “Fugir da responsabilidade pelo fracasso do governo não ajuda. A solução não é isenta de riscos e todos esses riscos nada representam diante da hipótese de um colapso total ” que enfrenta a nação, disse o religioso em um missa neste domingo, 3, na sede da Igreja Maronita em Bkerke, cerca de 22 km a nordeste da capital, Beirute.

Uma nação em resgate

De acordo com o chefe da Igreja Maronita, um acordo é possível entre o Presidente, Michel Aoun, e o três vezes Primeiro-Ministro, Rafic Hariri, se ambos forem capazes de ignorar “a pressão”, ir além “da lógica da divisão de cotas e carteiras “e agirem” segundo os interesses do Líbano. Ele lamentou que o “otimismo cauteloso” da possibilidade de formação do governo que estava no ar antes do Natal tenha desaparecido e o país hoje esteja novamente “no ponto de partida”.

A minúscula nação mediterrânea de 6 milhões de habitantes está sem um governo em pleno funcionamento desde a renúncia do gabinete na sequência da explosão devastadora do porto de Beirute em 4 de agosto, que matou quase 200 pessoas, feriu cerca de cinco mil e destruiu grande parte da capital.

Crise financeira e pobreza

Mesmo antes da pandemia, o Líbano já encarava uma crise financeira e econômica sem precedentes — a pior desde a guerra civil de 1975 a 1990. A situação econômica desencadeada pela corrupção desenfreada de políticos empurrou dezenas de milhares de pessoas à pobreza e gerou grandes protestos antigovernamentais. A moeda libanesa perdeu mais de dois terços de seu valor em relação ao dólar no mercado negro, fazendo com que os preços disparassem.

Em meados de outubro, o presidente Aoun encarregou Hariri de formar uma nova frente governamental. Mas as partes continuam em desacordo, já que o Banco Mundial alerta que a pobreza provavelmente envolverá mais da metade da população em 2021 e as reservas do Banco Central diminuirão.

“Em direção ao colapso total e à falência”

Mais cedo, ainda às vésperas do Ano Novo, o cardeal Raï criticou severamente os políticos, dizendo que era uma “vergonha” começar o ano sem uma nova liderança governamental. Em sua homilia em uma missa no Patriarcado, o religioso libanês descreveu os políticos como “peões no tabuleiro de xadrez do Oriente Médio e das grandes potências”. Disse ainda que ninguém “tem o direito de bloquear a formação de um governo para acertar contas ou interesses, imediatos e futuros”. Mais de dois meses e dez dias se passaram desde que Harriri foi incumbido da tarefa de formar um novo governo. Enquanto isso, observou o cardeal, o Líbano “está caminhando rapidamente para o colapso total e à falência”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo