22 de abril

Cardeal Czerny no Dia da Terra: "cuidar bem desta única Casa Comum"

Prelado reflete sobre o Dia da Terra, celebrado em todo o mundo nesta sexta-feira, 22; Dom Czerny explica preocupação da Igreja e do Papa com a Terra

Da redação, com Vatican News

Foto: NASA via Unsplash

Cardeal Michael Czerny  afirma que agora, mais do que nunca, devemos ser cidadãos responsáveis e proteger nossa Casa Comum. O prelado falou ao Vatican News sobre o Dia da Terra, comemorado em todo o mundo nesta sexta-feira, 22.

Prefeito interino do Dicastério do Vaticano para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, Dom Czerny reflete sobre a razão pela qual a Igreja se preocupa tanto com o Dia dedicado à proteção do planeta.

A cada Dia da Terra, milhões de pessoas em todos os continentes se reúnem para chamar a atenção para a necessidade de salvaguardar nosso planeta. 

Preocupação da Igreja com a Terra

“A Igreja”, afirma o cardeal canadense, “se preocupa muito com a Terra porque a Terra foi criada por Deus, o mesmo Deus que nos criou a todos como irmãos que são chamados a viver juntos em nossa Casa Comum e a cuidar dela.”

Leia também
.: Papa renova apelos pelo cuidado da casa comum: “a criação geme”

O Dia da Terra, continua, “é um dia para lembrar nossa pertença a esta Casa Comum a uma família comum”, e para lembrar “nossa muito séria, e eu diria, responsabilidade crescente para cuidar bem desta única Casa Comum que temos”.

“Neste ano celebramos o Dia da Terra à sombra de múltiplas falhas sérias, graves e ameaçadoras por parte da família humana para levar esta realidade a sério.”

Por esta razão, insiste o Cardeal Czerny, é “um dia urgente” a ser comemorado.

Leia mais
.: Papa reafirma empenho da Igreja católica na proteção da casa comum

Perto do coração do Papa Francisco

O Prefeito do Vaticano também reflete sobre o porquê da importância para o Papa Francisco de chamar a atenção para a proteção do meio ambiente. O “Papa Francisco”, observa o Cardeal Czerny, “nos chamou a prestar atenção ao meio ambiente, praticamente desde o início de seu pontificado e especialmente na sua encíclica Laudato si”, a primeira encíclica de um Pontífice dedicada ao meio ambiente.

“Para responder à pergunta sobre o porquê da importância para o Papa”, destaca o cardeal, “temos que ler a encíclica Fratelli tutti, ali percebemos a profunda importância que é uma vocação única ser irmãos uns dos outros, e cuidar da nossa Casa Comum.”

“Não se pode ter um sem o outro”, frisa. “Então, isso faz com que o Dia da Terra seja um chamado para sermos cidadãos responsáveis nesta Terra”, ressalta o Cardeal, “urgentemente”. “Se não for assim, nada faremos”, conclui o Cardeal Czerny, lamentando, “essa é, infelizmente, a direção em que estamos indo.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo