6 de maio

Cardeal brasileiro presidirá a beatificação do primeiro bispo do Uruguai

Conferência Episcopal do Uruguai anunciou a data da beatificação do venerável Servo de Deus, Dom Jacinto Vera; Delegado do Papa será o cardeal brasileiro

Da redação, com Vatican News

Cardeal Paulo Cezar /Foto: Arquidiocese de Brasília (DF)

“O Santo Padre concedeu que a celebração da beatificação do Venerável Servo de Deus Dom Jacinto Vera será realizada em 6 de maio de 2023” em Montevidéu. Assim inicia a mensagem dos bispos do Uruguai, publicada na quinta-feira 26, nas redes sociais da Conferência Episcopal do Uruguai (CEU). A declaração acrescenta que o Papa Francisco será representado pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília.

Os prelados uruguaios lembram que, em 17 de dezembro de 2022, o Santo Padre promulgou o decreto aprovando o milagre obtido por intercessão de Dom Vera. “Agora – continua o texto – a Santa Sé nos informa a data da beatificação que os bispos do Uruguai haviam solicitado, pois 6 de maio é o dia em que recordamos sua morte (seu dies natalis ao Céu), ocorrida em Pan de Azúcar em meio à sua missão apostólica”. 

Como os prelados expressaram em sua mensagem de dezembro, Dom Jacinto guiou a Igreja uruguaia em tempos difíceis, “ele levou o frescor da vida e a graça do Evangelho a todos sem distinção”, afirmaram. Eles também escreveram que, no final de seus dias, “ele recebeu uma admiração unânime da sociedade de seu tempo, mesmo de seus próprios adversários, como se refletia nas homenagens que se seguiram a sua morte”.

“Vamos nos preparar para sua beatificação, pois será um evento memorável na história de nossa Igreja”, conclui a Conferência. Recordamos que a biografia oficial do futuro Beato está disponível no site do Dicastério para as Causas dos Santos e pode ser consultada. Nos próximos meses, serão anunciados os detalhes da celebração no dia 6 de maio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo