ESPALHANDO A PALAVRA

Campanha Missionária: POM envia material para o mês missionário

De acordo com o padre Maurício da Silva Jardim, direto das POM, são mais de 60 toneladas de materiais preparados para a campanha

Da redação, com POM

Material impresso para a Campanha Missionária 2021 / Foto: Reprodução Youtube

Ao longo desta semana, os materiais da Campanha Missionária, que colaboram com a animação do mês missionário, em outubro, já estão sendo enviados a todas as Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do Brasil. Ao todo são mais de 60 toneladas de materiais compostos pelo subsídio da novena missionária, cartazes, mensagem do Papa, oração missionária e os envelopes que motivam a contribuição para o Dia Mundial das Missões.

Com o tema “Jesus Cristo é missão” e o lema, escolhido pelo Papa Francisco, “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20), a Campanha Missionária é organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), sempre no mês de outubro desde 1972. Colaboram nesta ação a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

“Desde 1972, outubro é dedicado ao Mês Missionário. E as POM são responsáveis por organizar todo esse material de motivação junto com o COMINA”, explica o direto das POM, padre Maurício da Silva Jardim. “Neste ano, o Papa Francisco, em sua mensagem, destaca a importância dos missionários da compaixão e esperança, ligados à pandemia. São aquelas pessoas que estão mais na linha de frente no combate à pandemia”, reitera.

No vídeo, haverá depoimentos e testemunhos de famílias enlutadas e que tiveram, pela fé, que superar o drama da perda. Populações em situação de rua, migrantes, indígenas e diversos gestãos de compaixão também farão parte deste material audiovisual. “Todos esses temas estarão nas novenas missionárias, que podem ser realizadas nos grupos de família, junto à oração do Mês Missionário, além de enviarmos a mensagem do Papa”, afirma.

O pedido do Papa

Padre Maurício recorda que o pedido do Papa Francisco é nunca pensar pequeno. “O Papa sempre insiste conosco que a primeira obra é rezar pelas missões. Nossa oração não pode ser pequena pensando só em nós, em nossa família, em nossa diocese. Mas orarmos de maneira universal, sobretudo aquelas realidades em que mais necessitam de nossas orações”, pondera o diretor das POM.

Para o envio do material impresso da campanha, a equipe de colaboradores das POM está usando de todos os cuidados e fazendo uso de equipamentos de proteção. Os mesmos materiais também podem ser acessados pelo site das POM. As comunidades podem organizar com antecedência o mês missionário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo