Mobilização

Campanha de Natal da AIS recordará drama dos refugiados

Fundação AIS em Portugal vai focar a urgência da ajuda humanitária a refugiados e procurar mobilizar recursos para os projetos de auxílio

Da Redação, com AIS Portugal

Drama dos refugiados estará em foco na Campanha de Natal da AIS Portugal / Foto: wabeno By GettyImages

A Campanha de Natal da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) vai lembrar, neste ano, o drama crescente de milhões de refugiados e deslocados no mundo. A instituição procurará mobilizar recurso para seus projetos realizados em várias regiões do planeta em prol das populações mais atingidas por esta realidade.

Segundo dados das Nações Unidas, haverá, atualmente, mais de 82, 4 milhões de pessoas deslocadas à força devido a perseguições, conflitos, violência e violações dos direitos humanos. São homens, mulheres e crianças em fuga dentro ou fora das fronteiras dos seus países. Para a Fundação AIS, o apoio aos deslocados e refugiados é parte integrante da sua missão que começou precisamente há 75 anos junto dos que estavam perdidos entre as ruínas da II Guerra Mundial.

Dada a dimensão dramática desta realidade, a Campanha de Natal da Fundação AIS em Portugal vai focar este ano a urgência da ajuda humanitária junto destas populações, nomeadamente na Síria, Nigéria, Líbano, Moçambique, República Democrática do Congo e Burkina Faso.

Seis países onde se multiplicam histórias e dramas de pessoas, por vezes de famílias inteiras forçadas a fugir, a abandonar tudo por causa da violência que irrompeu nas regiões onde viviam.

Através das estruturas locais da Igreja, a Fundação AIS tem procurado mobilizar recursos no apoio a estes deslocados. E isso não só de forma a atender suas necessidades básicas, mas também com cuidados na área da saúde e educação – em especial de crianças e jovens – e em nível espiritual. Todo um esforço que é possível graças a sacerdotes, religiosas, catequistas e inúmeros voluntários.

Iluminação especial

Todos os anos, em sintonia com os outros secretariados da instituição em todo o mundo, a Fundação AIS ilumina de vermelho alguns monumentos mais significativos como forma de procurar chamar a atenção da opinião pública para o drama da perseguição contra os cristãos e a necessidade de se garantir a liberdade religiosa.

Centenas de catedrais, igrejas, capelas, monumentos e edifícios públicos de relevo são iluminados com a cor que procura lembrar o sangue dos mártires. Este ano, tem também como objetivo chamar a atenção para o drama dos deslocados e refugiados. Em Portugal, diversas paróquias já se associaram este ano a esta iniciativa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo