MIGRANTES E REFUGIADOS

Bispos pedem solidariedade com migrantes na fronteira com a Polônia

A Igreja polonesa anunciou uma coleta especial para migrantes e refugiados que entraram no país vindos da Bielo-Rússia, à medida que as tensões na região

Da redação, com Vatican News

Migrantes tentam atravessar a fronteira com a Polônica / Foto: Reprodução Reuters

Com a escalada da crise migratória na fronteira entre a Polônia e a Bielo-Rússia, os bispos poloneses estão pedindo aos fiéis que mostrem solidariedade aos migrantes e refugiados que conseguiram entrar no país.

“Independentemente das circunstâncias da sua chegada, eles certamente precisam do nosso apoio espiritual e material”, escreveu o presidente dos bispos poloneses, o arcebispo Stanislaw Gądecki. Ele anunciou que a Igreja polonesa realizará uma coleta especial no domingo, 21 de novembro, dizendo ao humanitário situação na região é “grave”.

Desde agosto

A Polônia enfrenta uma grande emergência desde agosto passado, quando milhares de migrantes do Oriente Médio e da África começaram a se dirigir ao país, bem como à Lituânia e Letônia, vindos da vizinha Bielo-Rússia. De acordo com as autoridades polonesas, houve mais de 30 mil tentativas ilegais até agora.

Governo de Minsk está por trás da ação

O governo polonês, junto com a União Europeia, acusou Minsk de encorajar o fluxo massivo como uma forma de “guerra híbrida” em retaliação às sanções ocidentais ao governo do presidente Alexander Lukashenko por sua repressão brutal contra protestos pró-democracia. Lukashenko, que ganhou um sexto mandato em uma disputada eleição presidencial em agosto de 2020 e é apoiado pela Rússia, negou repetidamente as acusações.

Repressão polonesa aos migrantes

Em resposta à crise, a Polônia construiu uma cerca de arame farpado, mobilizou tropas, guardas de fronteira e policiais ao longo de sua fronteira oriental, e está reprimindo os migrantes que tentam entrar no país. Os guardas de fronteira têm empurrado os migrantes de volta, incluindo famílias com crianças, graças também a uma nova lei polonesa que torna isso legal. Os legisladores poloneses também aprovaram recentemente a construção de um muro antimigrante de € 347 milhões.

Grupos de direitos humanos, no entanto, criticaram tanto a Polônia quanto a Bielo-Rússia por seu tratamento duro com migrantes e refugiados, que enfrentam clima frio e falta de alimentos e cuidados médicos. Pelo menos sete pessoas morreram até agora tentando entrar no país. Outras pessoas também morreram no lado bielorrusso.

Apelo dos bispos à solidariedade e oração

Ao mesmo tempo em que defende a posição de Varsóvia sobre a questão e o direito da Polônia de proteger suas fronteiras, a Igreja Católica na Polônia continua a fornecer ajuda aos migrantes e defende ativamente o respeito de seus direitos humanos básicos, por meio de sua rede Caritas e do Migrante Católico e Refugiado Escritório da Conferência Episcopal da Polônia (KEP).

Em sua mensagem, o arcebispo Gądecki exorta os fiéis e pessoas de boa fé a apoiarem este esforço, contribuindo para a arrecadação especial do dia 21 de novembro, recordando que a principal missão da Igreja é o anúncio do Evangelho que apela à solidariedade com os mais vulneráveis. Os fundos, explicou, vão ajudar as atividades humanitárias da Igreja que visam atender as necessidades crescentes dos migrantes durante a crise, bem como seus esforços, a longo prazo, para promover a integração dos refugiados que decidem permanecer na Polônia.

Em conclusão, o presidente dos bispos poloneses convidou os católicos a rezar pela paz na fronteira oriental da Polônia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo