PROTESTOS

Bispos nos Estados Unidos pedem jejum e oração contra o racismo

Enquanto os protestos raciais seguem em diversas partes dos Estados Unidos, o Arcebispo de Milwaukee apela pela paz e respeito pelo bem comum

Da redação, com Vatican News

Os bispos estadunidenses convidam os fiéis de todo o país a participarem de um dia de preces e jejum contra o racismo nesta sexta-feira, 28, ou no dia 9 de setembro, quando celebram a festa de São Pedro.

O convite chega após uma onda de protestos em que Jacob Blake, um afro-americano que ficou paralítico ao levar um tiro de um policial em Wisconsin. Nos protestos que se seguiram, um adolescente de 17 anos foi preso por matar duas pessoas e ferir outra em Kenosha.

Bispo Shelton J. Fabre, da Diocese de Houma-Thibodaux / Foto: Diocese de Houma-Thibodaux

Oração e jejum

À luz desses eventos recentes, o bispo Shelton J. Fabre, de Houma-Thibodaux, presidente do Comitê Ad Hoc contra o Racismo da Conferência dos Estados Unidos dos Bispos Católicos (USCCB), convidou os católicos a “participarem do Santo Sacrifício da Missa e da reparação pelos pecados de racismo ao Sagrado Coração de Jesus”.

Os bispos estadunidenses também convidam os católicos a rezar o terço pela intercessão dos santos que lutaram pela igualdade racial, como Santa Catarina Drexel e São Pedro Claver.

“Eu tenho um sonho”

Observando ainda que 28 de agosto marca o 57º aniversário da março de 1963 em Washington — onde o reverendo Dr. Martin Luther King Jr. fez seu discurso “Eu tenho um sonho” — o bispo Fabre explicou: “Devemos continuar a lutar contra os males atuais de nossa sociedade e nas palavras do Dr. King, recusam-se a acreditar ‘que o banco de justiça está falido’”.

“O sonho de King, como ele mesmo disse, está profundamente enraizado no sonho americano. Não nos esqueçamos do preço que ele e tantas testemunhas corajosas de todas as fés e credos pagaram para nos trazer a este momento”, reiterou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo