Fraternidade

Bispos italianos realizam evento on-line sobre oração e deficiência

O tema será ‘A Profecia da Fraternidade’, e os bispos reafirmam que as pessoas com deficiência devem participar ativamente de seus próprios cuidados

Da redação, com Vatican News

O mundo celebra, nesta quinta-feira, 3, o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, e com isso a Conferência Episcopal da Itália (CEI) realiza um evento on-line cuja iniciativa tem como objetivo criar uma comunidade entre outras organizações da Igreja e aqueles que os assistem.

O evento é promovido pelo Serviço Nacional de Pastoral da Pessoa com Deficiência da CEI e inclui momentos de oração, reflexão e testemunho.

“A Profecia da Fraternidade” tem início com uma missa virtual celebrada na Diocese de Città del Castello, que será transmitida em italiano.

Mais adiante, a conferência será dividida em duas partes: uma será focada na Itália e outra em escala internacional, transmitida em Língua Gestual Internacional e também em várias outras línguas.

Sinais de esperança

De acordo com a irmã Veronica Donatello, que chefia o comitê organizador, a iniciativa surgiu das necessidades dos líderes da Igreja, que buscaram permanecer próximos às pessoas com deficiência durante a pandemia.

“Durante este período, por muitas vezes, as pessoas com deficiência foram vistas como objetos de cuidado e atenção, o que é certo, mas não é tudo”, disse ela. “Eles também podem ser sujeitos e protagonistas”, reiterou.

Irmã Donatello acrescentou ainda que o evento on-line visa dar a eles uma plataforma para que possam compartilhar suas experiências e esperanças.

O cuidado pastoral durante a pandemia

O evento “A Profecia da Fraternidade” conta com a contribuição de vários líderes da Igreja, entre eles Dom Stefano Russo, Secretário Geral da CEI; e o Cardeal José Tolentino Calaça de Mendonça, arquivista do Arquivo Apostólico Vaticano.

Várias pessoas com deficiência também oferecem reflexões sobre como vivenciaram o cuidado pastoral da Igreja durante o isolamento social imposto pela Covid-19.

Essas reflexões cobrem tópicos que vão desde lavar as mãos até cuidar dos outros, e desde o distanciamento social até a proximidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo