Solidariedade

Bispos italianos doam 500 mil euros às vítimas de terremoto na Indonésia

Doação foi enviada pela Conferência Episcopal Italiana; até o momento, terremoto soma mais de 79 mortos, 600 feridos e cerca de 15 mil desabrigados

Vatican News

Equipe de busca inspeciona um prédio que desabou após um terremoto em Mamuju, província de Sulawesi Ocidental, na Indonésia / Foto: Antara Foto/Sigid Kurniawan via Reuters

A Conferência Episcopal Italiana também está se mobilizando em prol das populações atingidas pelo violento terremoto ocorrido na noite de quinta, 14, para sexta-feira, 15, no oeste da ilha de Sulawesi, na Indonésia. O saldo do terremoto, ainda provisório, é de ao menos 79 mortos e mais de 600 feridos e cerca de 15 mil desabrigados, enquanto as escavações continuam entre os escombros. A cidade mais afetada é Mamuju, com 110.000 habitantes. 

Pelo menos três deslizamentos de terra atingiram vários povoados, prendendo muitas pessoas sob os escombros, enquanto a falta de eletricidade ajuda a tornar as comunicações mais difíceis. A situação é agravada pelo fato de a área afetada ainda ser considerada uma “zona vermelha” para a pandemia. Na verdade, a Indonésia é um dos países do sudeste asiático mais afetado pela Covid-19, com quase 900.000 casos e mais de 25.000 mortes. A Igreja italiana expressa condolências e proximidade à população e assegura sua oração pelas vítimas, suas famílias e os feridos.

Leia mais
.: Papa envia telegrama de pesar pelas vítimas do terremoto na Indonésia

A presidência da Conferência Episcopal Italiana anunciou a doação de 500 mil euros para a população. Neste meio tempo, a Caritas Indonésia já está trabalhando, também com a ajuda da Caritas italiana, que na sexta-feira pediu apoio aos esforços de socorro, segundo instruções em seu site www.caritas.it.

Também na sexta-feira, o diretor da Caritas local, padre Fredy Rante Taruk, informou que as paróquias locais de Mamuju e Poliwali decidiram abrir imediatamente um centro de emergência para o acolhimento de pessoas deslocadas, enquanto numerosos voluntários dirigiram-se “aos locais mais afetados para coletar informações e dados e entender o que é necessário”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo