Fraternidade Humana

Bispos irlandeses incentivam diálogo entre religiões e culturas

Dia Internacional da Fraternidade Humana é celebrado nesta quinta-feira, 4

Da redação, com Vatican News

A realização do 1º Dia Internacional da Fraternidade Humana recebeu aplausos, entre outros, da Conferência Episcopal irlandesa. Uma nota foi assinada por Dom Alan McGuckian, presidente do Conselho dos Bispos pela Justiça e pela Paz. “Aquilo que nos une a todos como seres humanos e como crentes em Deus, é mais do que aquilo que, facilmente, se destaca como causa de divisão”, diz a nota.

Leia também
.: Papa: esperar no diálogo um mundo de fraternidade e de paz
.: Bispos da Indonésia reiteram mensagem de fraternidade humana

Documento

O “Documento sobre a fraternidade – observa o prelado – sublinha “os desafios que todos enfrentamos, entre os quais a injustiça, a pobreza, o extremismo e a degradação ambiental” no mundo. Disto o convite da Igreja Católica na Irlanda para que se olhe para o exemplo do Bom Samaritano. Como sublinha a Encíclica “Fratelli tutti”, ele não segue seu caminho, mas “supera todas as barreiras culturais, religiosas e históricas para assumir o cuidado do próximo”.

Os votos dos bispos de Dublin, portanto, são de que, neste dia, os fiéis reflitam sobre este tema. E deseja que aumentem seus esforços em prol do diálogo inter-religioso e intercultural.

“Que promovam uma cultura da tolerância, da aceitação do outro e da convivência pacífica, de forma a contribuir para a redução significativa de tantos problemas econômicos, sociais, políticos e ambientais que tanto pesam sobre grande parte da humanidade”.

Fraternidade

Por fim, Dom McGuckian concluiu recordando que a fé leva o crente a ver no outro um irmão a ser apoiado e amado. Pela fé em Deus, o crente é chamado a exprimir esta fraternidade humana.

“Salvaguardando a criação e todo o universo e apoiando todas as pessoas, especialmente os mais necessitados e pobres”, diz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo