59ª AG CNBB

Bispos iniciam votação de documentos importantes para a Igreja no Brasil

Estatuto da CNBB, Estudo 114 e subsídio para a instituição do Ministério do Catequista são considerados documentos importantes para a Igreja no Brasil

Da Redação, com CNBB

Bispos seguem reunidos na 59ª Assembleia Geral da CNBB / Foto: Wesley Almeida

Bispos de todo o Brasil seguem reunidos em Aparecida (SP) na Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste terceiro dia de trabalhos, 30, no período da manhã, eles irão realizar o primeiro bloco de votações de documentos considerados importantes para a Igreja no Brasil.

Acesse
.: Notícias sobre a 59ª Assembleia Geral da CNBB

A primeira apreciação do dia, às 8h30, será dedicada ao Estatuto da CNBB. Os bispos deverão avaliar as alterações e revisões que foram propostas pela Comissão de Redação do Estatuto. Outro subsídio que será votado, às 9h20, é o Estudo 114 da Conferência, que trata sobre a Animação Bíblica da Pastoral a partir das Comunidades Eclesiais Missionárias. Se aprovado, o texto passará a ser um Documento oficial da CNBB.

Também o subsídio que diz respeito aos critérios e encaminhamentos práticos para a instituição do Ministério de Catequista, preparado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, será votado, às 11h55. O objetivo, segundo o presidente da Comissão, Dom José Antônio Peruzzo, é que os bispos reconheçam se, de fato, o documento é válido e se pode oferecer às dioceses uma espécie de roteiro.

Outros temas estão previstos durante as sessões: a continuação da votação da tradução do Missal Romano; informes referentes ao Congresso Eucarístico Nacional e a apreciação e votação de uma nova identidade visual para a CNBB.

Coletiva de Imprensa

Na parte da tarde, haverá a Coletiva de Imprensa às 15h. Na ocasião, dois temas serão aprofundados. Um deles é este Estudo 114, que deve ser votado de manhã. Atenderão à imprensa o arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom José Antônio Peruzzo, e o bispo de Garanhuns, Dom Paulo Jackson. Ambos ajudaram na elaboração do texto.

O outro assunto a ser tratado na coletiva será a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ). O evento acontecerá pela primeira vez em Lisboa, Portugal, entre os dias 1º e 6 de agosto. O bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ 2023, Dom Américo Aguiar, atenderá a imprensa. O bispo está no Brasil, com uma comitiva, a fim de mobilizar os jovens brasileiros e a Igreja no Brasil a participarem da Jornada.

Um pouco após a coletiva, às 18h, será celebrada a Missa diária da Assembleia, com vésperas no Santuário Nacional. Na ocasião serão recordados os bispos falecidos desde a Assembleia de 2020. A celebração será presidida pelo arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom Gilberto Pastana e os concelebrantes serão os bispos das dioceses onde serviram os bispos falecidos.

A 59ª Assembleia Geral da CNBB segue até sexta-feira, 2 de setembro.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo