26 de janeiro

Bispos iniciam hoje curso sobre novo diretório para a Catequese

Curso, que será concluída na quinta-feira, 28, é promovido pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Da redação

A 31ª edição do Curso Anual para os Bispos do Brasil começa nesta terça-feira, 26. A formação, que será concluída na quinta-feira, 28, é promovido pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e será realizada totalmente em formato digital.

O tema do curso é a catequese e a implantação no Brasil do seu novo diretório. A intenção da formação é aprofundar as atualizações da catequese presentes nos documentos da Santa Sé e também da CNBB. Além da catequese, o curso vai falar também da Palavra de Deus e o seu anúncio às pessoas.

Os conferencistas serão Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização da Santa Sé, órgão ao qual a catequese é ligada no Vaticano; o padre Flávio Plácida, professor na Pontifícia Universidade Urbaniana. Os dois abordarão a atual consciência da Igreja sobre a catequese e as implicações de implementação do novo diretório.

Leia mais
.: Encontro aborda novos horizontes e pistas de ação para catequese

O arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética  da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Antônio Peruzzo, também integra o time de conferencistas com a tarefa de apresentar o histórico da caminhada da catequese no Brasil nas últimas décadas.

Com uma média de participação anual de 100 bispos, número definido em razão da estrutura do Centro de Estudos e Formação do Sumaré onde o curso é realizado, a formação este ano não teve limite de inscrição por conta do seu formato virtual.  

Duas conferências serão realizadas ao longo do dia, sendo uma pela manhã e outra à tarde. Depois das conferências haverá tempo para os bispos interagirem com os conferencistas convidados.

Leia mais
.: Cardeal Hummes: “O sacerdote é o primeiro catequista da paróquia”

Só em duas ocasiões o curso deixou de acontecer: no ano seguinte à sua criação porque os bispos indicaram que o melhor período para a sua realização seria em fevereiro, pediram para pular o ano de 1991 e retomar no ano seguinte; a segunda vez foi em função da realização da Conferência Episcopal Latino-Americana em Aparecida (SP), em 2007.

A formação, que conta sempre com um tema específico e é preparada com dois anos de antecedência, busca desenvolver uma reflexão teórica, teológica e pastoral sobre os temas da Igreja. Sua proposta metodológica se assenta na realização de conferências e outras atividades como conhecimento de experiências concretas ligadas ao aprofundamento. Em geral, os conferencistas são convidados vindos de universidades de Roma, ligados aos dicastérios e conselhos pontifícios da Santa Sé, bispos e professores brasileiros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo