Casa Comum

Bispos filipinos lançam carta e alertam sobre mudanças climáticas

Religiosos pedem que ações concretas sejam tomadas em resposta à Encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco

Da redação, com Vatican News

Pedestres e veículos movem-se ao longo de uma rua alagada depois de uma depressão tropical nas Filipinas / Foto: Reprodução Reuters

Os bispos da Igreja nas Filipinas publicaram um comunicado sobre as mudanças climáticas e pediram que as comunidades lancem mão de uma conversão ecológica, que ouçam o choro do planeta Terra e dos mais necessitados e que juntos possam agir contra os efeitos desta mudança.

Assinado por Dom Romulo Valles, arcebispo da cidade de Dávao e presidente da Conferência dos Bispos das Filipinas, o comunicado atende pelo título “Um chamado urgente pela conversão ecológica, uma esperança em face às emergências climáticas”, e foi apresentado nesta terça-feira, 16.

O documento de nove páginas é dividido em oito seções. A primeira metade oferece uma reflexão sobre as condições atuais do meio ambiente, seguida por ações ecológicas concretas.

Esta é a oitava parte de uma série de volumes com documentos relacionados que os bispos publicaram nas últimas três décadas, desde que lançaram a primeira, em 1988, intitulada “O que está acontecendo com nossa linda terra?”.

Justiça social

Percebendo que a pobreza e a degradação ambiental continuam a destruir nossa Casa Comum, os bispos afirmam que o choro dos mais necessitados e da Terra clamam por justiça social.

“Nossa opção preferencial pelos pobres nos força a priorizar os mais afetados, os pobres dos pobres, que choram pela justiça de Deus. É nossa obrigação moral responder ao sofrimento dessas pessoas”, disse o presidente da Conferência Episcopal Filipina.

Em sua Encíclica “Laudato Si”, de 2015, o Papa Francisco se pronunciou firmemente acerca do quanto as mudanças climáticas estão atingindo aos mais necessitados.

Plano de ação

A carta pastoral dos bispos seguiu para a assembleia plenária entre 6 e 8 de julho, em Manila. Os religiosos procuraram encontrar maneiras práticas de implementar o chamado do Papa na “Laudato Si”, mas no contexto filipino.

O Vaticano já havia perguntado aos líderes da Igreja nas Filipinas o que haviam feito em resposta ao desafio da encíclica do Papa.

A carta descreve os problemas enfrentados pelo país, entre eles a mineração irresponsável, a construção de represas e a crescente dependência de energia baseada em combustíveis fósseis, como o carvão. Vários estudos mostraram que as Filipinas são uma das regiões mais vulneráveis às mudanças climáticas.

“Temos de ativar a ação climática em nome das pessoas sem voz e do planeta”, disseram os bispos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo