SIM À VIDA

Bispos dos EUA pedem para Congresso abolir pena de morte

Os bispos estadunidenses pedem ao governo que suspenda as execuções federais que devem prosseguir este mês

Da redação, com Vatican News

Com mais três execuções federais agendadas para janeiro, os presidentes do Comitê de Justiça Doméstica e Desenvolvimento Humano dos Bispos dos Estados Unidos, o arcebispo Paul Coakley de Oklahoma e o arcebispo Joseph F. Naumann de Kansas City, renovaram seu apelo ao presidente Trump e ao procurador-geral em exercício para parar com as execuções federais.

Em um comunicado oficial, os bispos pediram ainda ao novo Congresso e ao presidente eleito, Joe Biden, que tornem este assunto prioridade no novo governo.

Além disso, os religiosos pedem ao presidente eleito que “declare uma moratória sobre as execuções federais e comute as atuais sentenças de morte federais em penas de prisão”.

Em uma carta a cada membro do Congresso dos Estados Unidos, os bispos afirmam: “A terrível perda sofrida pelas famílias das vítimas também deve ser considerada. Incentivamos os legisladores a redirecionar a energia e os recursos que atualmente são direcionados às execuções para fornecer assistência compassiva e profissional às famílias das vítimas”, disseram.

Eles também observam que sucessivos Papas, de São João Paulo II ao Papa Francisco, pediram “o fim da pena de morte nos Estados Unidos e em todo o mundo”.

Como apontam os Bispos, “Cada pessoa é criada à imagem e semelhança de Deus, e encorajamos todos a trabalhar para livrar a pena de morte de nossas leis estaduais e federais e desenvolver maior apreço pela sagrada dignidade de cada vida humana. ”

Este último apelo dos bispos dos Estados Unidos ocorre após um ano em que o governo federal, pela primeira vez, executou mais pessoas do que todos os cinquenta estados juntos.

Execuções recentes

Entre os que deveriam ser executados esta semana está Lisa Montgomery. Ela estava programada para morrer por injeção letal nesta terça-feira, 12. No entanto, um juiz concedeu-lhe a suspensão da execução para decidir se ela tem competência para ser condenada à morte por motivos de saúde mental.

Montegormery foi condenado à morte por matar Bobbie Jo Stinnett, uma mulher grávida de 23 anos, em sua casa no Missouri, e sequestrar seu bebê.

Outro presidiário do corredor da morte que deve morrer por injeção letal é Cory Johnson. Sua execução está marcada para 14 de janeiro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo