59ª AG CNBB

Bispos do Brasil seguem em apreciação e votação de subsídios

No quarto dia da Assembleia Geral, episcopado analisará, entre outros, o subsídio para os critérios e encaminhamentos práticos para a instituição do Ministério de Catequista

Da Redação com CNBB

Bispos entrar no quarto dia da 59ª Assembleia Geral / Foto: Wesley Almeida

Segue em andamento, em Aparecida (SP), a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nesta quarta-feira, 31, quarto dia de reunião, o episcopado brasileiro dará continuidade ao processo de avaliação do Estatuto. Depois de incorporar ao texto outras sugestões, a Comissão de Redação do Estatuto deverá apresentar a nova versão aos bispos para votação.

Acesse
.: Notícias sobre a 59ª Assembleia Geral da CNBB

O Estudo 114 da CNBB, sobre a Animação Bíblica da Pastoral, voltará a entrar na pauta depois que alterações sugeridas pelos bispos foram realizadas com o objetivo de contemplar questões sobre sinodalidade, a idolatria e o fundamentalismo, a inserção de item sobre a Palavra de Deus e os Círculos Bíblicos. Dessa vez, se aprovado, o texto passará a ser um Documento oficial da CNBB.

O segundo bloco de traduções do Missal Romano também está previsto para ser votado na programação da manhã, bem como a mensagem do episcopado ao povo brasileiro. Também entra na pauta de votação o subsídio que diz respeito aos critérios e encaminhamentos práticos para a instituição do Ministério de Catequista, preparado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Já no final da manhã, a Comissão do Tema Central da Assembleia deverá se reunir com todos os regionais da CNBB para dar início a um processo de escuta sobre as atuais Diretrizes Evangelizadoras da Igreja no Brasil, DGAE, em vista das próximas em 2023.

Coletiva e Missa

Na parte da tarde, haverá a Coletiva de Imprensa às 15h. O bispo de Luziânia (GO) e membro da Comissão para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, Dom Waldemar Passini, falará sobre a instituição do Ministério de Catequista. Já o arcebispo de Ribeirão Preto (SP), Dom Moacir Silva, abordará o Estatuto da CNBB.

A missa desta quarta-feira, 31, com vésperas, será dedicada aos 70 anos da CNBB. A celebração será presidida pelo arcebispo de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa, e os concelebrantes serão os ex-presidentes e ex-secretários-gerais da CNBB.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo