Comunicado

Bispos da Terra Santa fazem apelo de paz entre israelenses e palestinos

Comunicado final foi divulgado após reunião on-line da coordenação da Terra Santa

Da Redação, com Vatican News

Coordenação da Terra Santa pede paz justa entre israelenses e palestinos e reafirma apoio aos irmãos e irmãs da região em comunicado emitido após sua reunião anual / Foto: Imagem de Anna Sulencka por Pixabay

Após reunião anual realizada de forma on-line por causa da pandemia de covid-19, a Coordenação da Terra Santa emitiu um comunicado final com um apelo a uma paz justa entre israelenses e palestinos. 

A reunião contou com a participação virtual de 15 bispos provenientes de 11 conferências episcopais de vários países. Em pauta, a condição dos cristãos na região, com o objetivo de expressar a solidariedade da Igreja em todo o mundo com os cristãos da Terra Santa e chamar a atenção internacional para sua difícil situação no contexto político local.

“Ressaltamos a importância de que as lideranças israelense e palestina se comprometam novamente em negociações diretas. Pedimos a nossos governos e líderes políticos que renovem urgentemente sua participação ativa na busca de uma paz justa, apoiando o diálogo entre todas as partes, protegendo o direito internacional e reafirmando a pluralidade de Jerusalém, dado seu significado único para judeus, cristãos e muçulmanos.”

A Coordenação da Terra Santa reitera seu compromisso de apoiar “as irmãs e irmãos na pátria de Cristo” e expressa sua proximidade por sua missão, resiliência e testemunho. Os bispos destacam que hoje há menos razões para otimismo do que em qualquer outro momento da história, citando os desafios de saúde em virtude da pandemia.

Na Terra Santa, tais desafios são agravados pelo conflito, afirmam os bispos, lembrando que “a ausência de peregrinos internacionais exacerbou as dificuldades econômicas generalizadas, aumentou os níveis de desemprego e empurrou muito mais famílias para a pobreza”.

O comunicado reforça ainda a mensagem do Papa Francisco no tocante aos desafios nesse tempo de pandemia. “A comunidade internacional deve responsabilizar Israel por seu dever moral, legal e humanitário de tornar as vacinas contra a Covid-19 acessíveis aos palestinos na Cisjordânia e em Gaza, e encorajar a cooperação por parte da Autoridade Palestina, acolhendo a mensagem do Papa Francisco de que ‘diante de um desafio que não conhece fronteiras, não podemos erguer muros’.”

Apoio aos cristãos na Terra Santa

A Coordenação episcopal também lamenta “a falta de progressos políticos” que continuam “corroendo qualquer perspectiva de uma solução pacífica de dois Estados”. E diante disso, lança o apelo a fortalecer a solidariedade com o povo da Terra Santa, o comprometimento com o bem comum.

“Temos a profunda responsabilidade de apoiar os cristãos na Terra Santa”, reiteram os bispos. O comunicado menciona ainda o trabalho de instituições cristãs que, embora sob grande pressão, são modelos de caridade, justiça e paz e vitais para reunir pessoas de diferentes ambientes e colocar-se a serviço do bem comum.

Assistência e oração por todos os povos da região

Em seguida, a Coordenação dos bispos destaca que a comunidade cristã da Terra Santa, “ainda que pequena, é uma importante garantia de coesão social e portadora de esperança por um futuro melhor”.
Menciona-se, então, a esperança de que se possa voltar em breve em peregrinação à região, de modo a apoiá-la em primeira pessoa. “Até lá, encorajamos nossas comunidades a fornecer toda a assistência possível e a lembrar em oração todos os povos da região”.
O comunicado final é assinado por todos os bispos membros da Coordenação da Terra Santa, incluindo o bispo de Clifton, na Inglaterra, e presidente do órgão, Dom Declan Lang.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo