Diocese de Caxias do Sul

Bispo fala a jornalistas sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Dom José Gislon teve encontro on-line com jornalistas; ênfase para a mensagem do Papa para esse Dia Mundial das Comunicações

Da Redação, com informações de Tomás Guarese e diocese de Caxias do Sul

bispo e jornalistas dia mundial das comunicações

Dom José Gislon fala a jornalistas em encontro on-line / Foto: Felipe Padilha – diocese de Caxias do Sul

“Vocês cumprem um papel social muito importante, de comunicar a realidade como ela é, para que toque o coração e a vida das pessoas”. Essas foram palavras do bispo da diocese de Caxias do Sul (RS), Dom José Gislon, em encontro on-line com jornalistas que atuam na diocese.

Na reunião realizada nesta sexta-feira, 14, o bispo explanou a mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado neste domingo, 16, Solenidade da Ascensão do Senhor.

Dom José Gislon abordou pontos importantes na comunicação atual, destacando que a comunicação vem de Deus. Foi entre Deus e a Humanidade, em comunicação aberta, que a história da Salvação foi escrita. Ele também frisou momentos como em Emaús, quando os discípulos retornaram para anunciar aos outros que Jesus tinha ressuscitado.

Falas do Papa aos meios de comunicação

Com base no Evangelho, Dom José destacou algumas falas que o Santo Padre dirigiu aos meios de comunicação. Entre elas, a necessidade de existir sempre mais um jornalismo de fatos da vida das pessoas. Perceber a realidade de dor das pessoas é um dos trabalhos direcionados à mídia.

Leia também
.: Dia Mundial das Comunicações: Papa tem muito a ensinar, afirma religioso

O bispo enfatizou ainda a necessidade de os meios de comunicação serem testemunhas da verdade, agindo com caridade, e não com sensacionalismo. Ele também fez um apelo solicitando ajuda para combater as culturas de fake news, de ódio e as mais variadas polarizações.

Os jornalistas puderam se manifestar e fazer perguntas, que foram respondidas por Dom José Gislon. Entre os tópicos levantados, a importância dos meios de comunicação para a transmissão da fé e a manutenção do vínculo de pertença dos fiéis com as suas comunidades de fé. Também foram abordados os desafios do tempo presente e o horizonte da Igreja no pós-pandemia da Covid-19.

Projetos de solidariedade

Ao final do encontro, a diocese divulgou dois projetos de solidariedade que serão lançados nos próximos dias. O primeiro deles é o “Mutirão pela Vida de quem tem fome”, em comunhão com as 18 dioceses do Rio Grande do Sul.

O projeto é organizado pelo regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De 25 de maio e 3 de junho, Solenidade de Corpus Christi, haverá coleta de alimentos não perecíveis em todas as 74 paróquias. O montante arrecadado e o destino dado às doações serão comunicados posteriormente.

No dia 3 de junho, quinta-feira, às 15h, todas as comunidades da diocese também farão a Hora Santa. Trata-se de uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento, rezando pelo fim da pandemia, pelos desempregados e por todos os que sofrem dos males da Covid-19.

A segunda iniciativa é a quarta edição do projeto Hospedagem Solidária, promovido pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua. O início será na próxima quarta-feira, 19, e segue até 4 de setembro, no Salão Paroquial Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias. Esse projeto atenderá cerca de 35 pessoas a cada noite, seguindo todos os protocolos de distanciamento e saúde. Aos atendidos, será oferecido banho diário, jantar e café da manhã, além de auxílio psicológico e médico.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo