Apelo

Bispo de Pemba comenta situação de Cabo Delgado: “Imploramos ajuda”

Milhares de deslocados chegam a Cabo Delgado e situação humanitária é agravada

Da redação, com AIS

Dom Luiz, bispo de Pemba/ Foto: Reprodução – AIS

Agravou-se a situação humanitária em Cabo Delgado com a chegada de barcos com milhares de novos deslocados. O Bispo de Pemba, Dom Luiz Lisboa, durante uma ação da Caritas de Moçambique na praia de Paquitequete, na quarta-feira, 28, reconheceu que seriam já cerca de “10 mil pessoas” só nos últimos dias e que mais pessoas “continuam a chegar”.

Leia também
.: Papa telefona de surpresa ao bispo de Pemba, em Cabo Delgado

A violência que se faz sentir na região por causa dos ataques de grupos armados que reivindicam pertencer ao Daesh, o Estado Islâmico, têm provocado a fuga da população. Dom Luiz, em vídeo divulgado pela Diocese de Pemba, afirma que “são deslocados que estão fugindo das cidades vizinhas e das ilhas”, sendo que algumas dessas pessoas fazem-no “por causa dos ataques que sofreram, outras saem das suas aldeias preventivamente porque têm medo”. “É uma situação generalizada de muito medo. Então, as pessoas estão fugindo”.

A praia de Paquitequete, que tem recebido barcos cheios de pessoas em fuga, é o espelho da difícil situação humanitária em que se encontra a cidade de Pemba. As pessoas “chegando aqui”, diz o bispo, “encontram estas condições… tendas improvisadas porque ainda não foi [encontrado] um lugar para serem levadas”. O acolhimento principal tem sido da responsabilidade das populações locais que acolhem familiares deslocados ou que se comovem com a situação e acabam levando os deslocados para suas casas, explica Dom Luiz.

Porém, nem todos conseguem esse acolhimento. Por isso, descreve ainda o bispo de Pemba, “são centenas de pessoas que estão aqui, que dormem aqui na praia e, infelizmente, já aconteceu casos de mortes…”. São casos de pessoas que não resistem às duras condições das viagens. “Essas pessoas, às vezes, ficam nas embarcações, três, quatro dias no mar. Então, chegam desidratadas, chegam doentes. Já houve partos durante a viagem… É uma situação muito difícil”, relatou.

Diante da falta de meios para atender as demandas dos novos deslocados, Dom Luiz pede ajuda à comunidade internacional. “Esta é uma crise humanitária muito forte para a qual nós pedimos, nós imploramos mesmo ajuda e solidariedade da comunidade moçambicana e da comunidade internacional.”

Ainda recentemente, o Padre Kwiriwi Fonseca, responsável pela comunicação da diocese de Pemba, apelou à Fundação AIS em Lisboa para a necessidade de se reforçar a ajuda humanitária para que a Igreja local tenha meios para acudir a tantas pessoas em fuga. “Na medida em que aumenta o número de deslocados aumentam as necessidades. A campanha está aí circulando e alguns benfeitores estão com certeza respondendo positivamente, mas a Igreja continua ainda com necessidades e está de braços abertos para qualquer um que queira canalizar ajuda para a Diocese de Pemba por meio da Caritas Diocesana.” De fato, a Fundação AIS está promovendo uma grande campanha de ajuda para a Diocese de Pemba

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo