Igreja no Brasil

Bispo de Caruaru fala da oração por beatificação de Dom Henrique Soares

Dom José Gonçalves oficializou na última semana a oração e novena pela beatificação de Dom Henrique Soares

Julia Beck
Da redação

Dom Henrique Soares e Dom José Ruy Gonçalves/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova / Diocese de Caruaru

“Creio que Dom Henrique poderá ser beatificado sobretudo pela sua fé, sua capacidade de crer no amor de Deus, na presença de Deus na vida da Igreja através dos sacramentos”, afirma o bispo da Diocese de Caruaru (PE), Dom José Ruy Gonçalves Lopes. Ele oficializou, na última semana, um decreto canônico que aprovou a oração e novena pela beatificação do bispo falecido no dia 18 de julho, aos 57 anos, vítima da covid-19.

Leia também
.: CNBB lamenta a morte do bispo de Palmares (PE), Dom Henrique Soares
.: Fiéis recordam Dom Henrique em Missa de Sétimo Dia
.: Diocese divulga pesar do Papa pela morte de Dom Henrique Soares

Dom José explica que todo o processo canônico só se inicia depois de cinco anos, sendo assim, o pedido de beatificação só poderá ser enviado ao Vaticano após este prazo. “A sabedoria da Igreja nos ensina através da história que (…) é necessário ter prudência, ter cautela, deixar passar o calor da emoção da morte e da perda”.

Ele destaca que o conhecimento dos fiéis, por meio da oração, de milagres, graças e intercessões, é um ponto importante durante este período que antecede o pedido de beatificação de uma pessoa.  “Esperamos que, favorecendo a oração do povo, as graças de Deus recaiam abundantemente sobre aqueles que rezarem”, comentou.

A recepção dos fiéis

Dom José revela que a oração e a novena foram um clamor do povo de todo o Brasil, sobretudo, daqueles de Caruaru que conheciam Dom Henrique, que o acompanhavam pelas redes sociais, ouviam suas pregações, suas catequeses.  “Muitas pessoas não só pediram, mas algumas delas até haviam escrito ou composto algumas orações em favor da beatificação de Dom Henrique”.

O bispo destaca que foi com base nesse clamor do povo que foi tomada a iniciativa de elaborar a oração, para que ela fosse propagada. A oração é considerada privada, isto é, ela só pode ser rezada em orações pessoais e não em orações litúrgicas. 

“Sua importância é a de favorecer a fé das pessoas na comunhão dos santos. Quanto mais rezamos, melhor o nosso diálogo e comunhão com Deus”, frisou Dom José.

A aceitação e acolhimento da oração e da novena têm sido fantásticos, relata o bispo de Caruaru. “Nós temos acompanhado a repercussão tanto nas redes sociais como nas mídias, e tem sido muito favorável. Que seja um bem para a igreja e para o povo!”.

Relação de amizade com Dom Henrique

No tempo em que se tornou bispo, Dom José conta que já havia se encontrado com Dom Henrique, na época bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju (SP): “Fazíamos parte do mesmo regional, Nordeste 3”. E foi através de amigos em comum (Dom Magnus Henrique Lopes – bispo de Salgueiro, e Dom Francisco Barros Falcão – bispo auxiliar do ordinariato militar) que os dois se aproximaram e estabeleceram um vínculo de amizade.

“Foi um homem devotado à Igreja e desse modo fez com que a Igreja se tornasse para ele aquilo que ela de verdade é: esposa de Cristo e mãe de todos os fiéis católicos”, diz Dom José Ruy sobre Dom Henrique Soares. 

“Sem dúvida alguma Dom Henrique não só influenciou a vida de muitos cristãos leigos e leigas, como influenciou a vida de muitos seminaristas e padres. O exemplo de Dom Henrique deve ser exaltado para a glória de Deus, em primeiro lugar, mas também para o bem da Igreja”.

Muitos fiéis ainda manifestam a dor da perda de Dom Henrique, relata Dom José. O bispo reforça que a morte do bispo de Palmares (PE) foi prematura, mas que já deixa uma herança espiritual e o exemplo de quem confiou em Deus até o fim, também na morte.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo