MÊS MISSIONÁRIO

Batizados e enviados são tecedores de fraternidade, afirma padre

O padre Giuseppe Pizzoli fala sobre como viver em sua plenitude o Mês Missionário, celebrado desde o início de outubro

Da redação, com Agência Fides

Padre Giuseppe Pizzoli, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Itália / Foto: Reprodução Youtube

‘O Outubro missionário deste ano surge à esteira do Mês Missionário Extraordinário celebrado em 2019. O tema ‘Batizados e Enviados’, que pretendia redescobrir a universalidade da vocação missionária, terá o seu desenvolvimento no tema deste ano: todos as pessoas batizados são chamadas a conhecer a bondade, misericórdia e o amor de Deus por todos os homens, sobretudo por meio de uma atitude de acolhimento e de um estilo de vida baseado na fraternidade”. Assim escreveu em uma mensagem enviada à Agência Fides o padre Giuseppe Pizzoli, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Itália, ilustrando o material preparado para a animação do Mês Missionário e do Dia Missionário Mundial.

Recordando a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, padre Pizzoli enfatiza que “Aqui estou, envia-me” é a resposta de Isaías e quer ser a resposta de todos aqueles que se conscientizaram porque foram “batizados e enviados”. «Em particular, a vocação missionária se caracteriza por levar a todos os homens a experiência do amor de Deus por toda a humanidade. Em nosso contexto eclesial na Itália, queremos traduzir esta vocação missionária em um apelo a todos os fiéis para se tornarem ‘tecelões de fraternidade'”

“Vivemos um período de isolamento — continua —, vivemos a ‘nostalgia’ das nossas relações de família e de amizade. Queremos aprender a viver novas relações, não só com as pessoas que nos são queridas, mas com todos aqueles encontrarmos em nosso caminho, especialmente aqueles que pagam mais caro pelas consequências negativas da tempestade que nos atingiu”, afirma.

O Diretor das POM na Itália recorda que o Dia Mundial das Missões é um dia de comunhão na oração e na solidariedade com as jovens Igrejas.

A imagem escolhida como pôster do Dia Mundial das Missões na Itália é um mural de San Salvador, que mostra Dom Oscar Arnulfo Romero com o padre Rutilio Grande, um mártir jesuíta, que em breve será beatificado. O assassinato do Padre Rutilio Grande impressionou e converteu Dom Romero, transformando-o num corajoso pastor e defensor dos fracos e dos pobres. Os sinais da fraternidade são representados a seguir: pão, cálice, Bíblia e cruz, símbolos da fraternidade na fé, assim como os frutos da terra que representam a fraternidade e a solidariedade entre os povos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo