Olinda e Recife

Arquidiocese retoma preparativos para o XVIII Congresso Eucarístico

O evento nacional, previsto para 12 a 15 de novembro deste ano, foi adiado para a mesma data em 2021, devido às restrições causadas pela pandemia

Da Redação, com Arquidiocese de Recife e Olinda e Celam

Os trabalhos para a organização do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN) foram retomados pela Arquidiocese de Olinda e Recife, após a pausa ocasionada pela pandemia. O evento nacional previsto para 12 a 15 de novembro deste ano, foi adiado para a mesma data em 2021.

Reunião realizada na Cúria Metropolitana para a retomada dos preparativos / Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife

Na última quinta-feira, 15, na Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, no Recife, o arcebispo Dom Fernando Saburido e o bispo auxiliar dom Limacêdo Antonio se reuniu com os presidentes das Comissões do Congresso para discutir prazos e andamentos das providências. “Não partiremos do zero e isso conta a nosso favor”, comentou o arcebispo de Olinda e Recife. “As dificuldades causadas pela pandemia serão superadas e teremos a graça de realizar um congresso inesquecível em nossa Arquidiocese”, afirmou dom Fernando.

Leia também:
.: XVIII Congresso Eucarístico Nacional é adiado
.: Eucaristia é fonte da vida e da missão da Igreja, recorda o Papa

Segundo os organizadores, a desaceleração no projeto do congresso foi necessária devido aos desafios impostos pela pandemia. A expectativa, no entanto, é de que, até o evento, em novembro de 2021, o mundo tenha seu cotidiano normalizado.

“É tempo suficiente para retomar os serviços dos fornecedores, conseguir mais patrocínios, organizar os espaços e reformarmos o imóvel que servirá como ‘Casa do Pão’ no centro do Recife”, contou o monsenhor Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese e presidente da Comissão de Comunicação do Congresso.

A “Casa do Pão” a que se refere o monsenhor Luciano é o legado do Congresso – um marco de sua realização na Arquidiocese, que permaneça como ato concreto da ação da Igreja local para seu povo. Será um local de acolhimento de pessoas em situação de rua para refeições e outros cuidados, exercitando o tema escolhido para o 18º Congresso Eucarístico Nacional: Pão em todas as mesas.

“Em 1939, quando foi realizado no Recife o III Congresso Eucarístico Nacional, o ato concreto foi a construção da Igreja do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro”, explicou o monsenhor.

A próxima reunião das comissões organizadoras do Congresso Eucarístico foi marcada para 29 de outubro.

O evento

XVIII Congresso Eucarístico Nacional é adiado / Foto: Site Oficial do Congresso

O XVIII Congresso Eucarístico Nacional já iniciou algumas atividades desde 2019, como o Ano Eucarístico na arquidiocese de Olinda e Recife, sede do evento, e trabalha o tema “Pão em Todas as Mesas” e o lema “Repartiam o Pão com alegria e não havia necessitados entre eles”. O propósito, de acordo com dom Fernando Saburido, é “promover a comunhão das Igrejas em torno da Eucaristia, no desejo de que esse evento, que reúne o Brasil em terras do Nordeste, nos leve a entender que o ‘Pão da Vida’ move a Igreja a sair de si, das zonas de conforto, para alcançar as periferias existenciais bem lembradas pelo Papa Francisco”.

Além de Recife, os municípios de Olinda e São Lourenço da Mata, região metropolitana da capital pernambucana, também sediarão alguns eventos do Congresso. A realização do XVIII CEN acontece com a participação das províncias eclesiásticas de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB.

Os Congressos Eucarísticos Nacionais acontecem em todo o mundo, e aqui no Brasil é realizado normalmente a cada quatro anos. O encontro visa reunir os fiéis católicos em torno da Eucaristia, que é o centro da fé católica: Corpo e Sangue de Jesus Eucarístico

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo