Com reduções

Arquidiocese de Salvador terá Missa do Crisma neste sábado

Missa do Crisma presidida pelo Cardeal Sérgio da Rocha contará com número reduzido de sacerdotes devido à pandemia

Da Redação, com Arquidiocese de Salvador

Cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA)/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Neste sábado, 15, o arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, Cardeal Sérgio da Rocha, presidirá a Missa do Crisma. A celebração às 9h, na Catedral Basílica de Salvador, terá participação reduzida de sacerdotes em virtude da pandemia.

Esta celebração geralmente acontece na Quinta-feira da Semana Santa. Mas neste ano, ainda em virtude da pandemia, precisou ser adiada.

Confira também
.: Papa preside a missa dos santos óleos na Basílica de São Pedro

Atualmente, a arquidiocese de Salvador conta com 248 padres (diocesanos e religiosos). Porém, em atenção aos decretos estadual e municipal, e também às recomendações dos órgãos de saúde, haverá restrições. Apenas estarão presentes os sacerdotes que são membros do Cabido dos Cônegos, Colégio dos Consultores, Conselho Presbiteral e Conselho Arquidiocesano de Pastoral. Além deles, alguns diáconos, religiosas, seminaristas e leigos. No total, a Catedral, que tem capacidade para 500 pessoas, acolherá, neste sábado, 120.

Na celebração, os sacerdotes renovarão as promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação presbiteral. Além disso, marca esta missa a bênção do óleo dos catecúmenos, utilizado nos sacramentos do Batismo e da Unção dos Enfermos.

Também nesta celebração, é consagrado o óleo do Crisma, ao qual é adicionada uma porção de bálsamo, um perfume delicado. Esse óleo é utilizado nas unções consacratórias do Batismo (quando o batizado é ungido na fronte, após a imersão nas águas), da Confirmação (também na fronte), da Ordenação Episcopal (sobre a cabeça do novo bispo) e da Ordenação Sacerdotal (na palma das mãos do neo-sacerdote). Também é utilizado em outros ritos, como na dedicação de uma Igreja e na consagração de um altar.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo