14 de novembro

Arquidiocese de Olinda e Recife relança XVIII Congresso Eucarístico

Celebração que marcará o relançamento do evento nacional acontecerá às 16h, na Rua do Imperador, em Recife

Da redação, com CNBB

Foto: Maria Oswalt via Unsplash

A Arquidiocese de Olinda e Recife realiza no dia 14 de novembro, às 16h, a celebração de relançamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional. Ele terá como sede as cidades de Recife e Olinda, em 2022. Na Rua do Imperador, localizada no centro antigo do recife, uma missa será presidida pelo cardeal Dom Orani Tempesta e concelebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido, pelo bispo auxiliar Dom Limacêdo Antonio, bispos da CNBB NE2 e clero arquidiocesano.

Haverá também a divulgação das novidades do Congresso (que alterou lugares dos eventos e outros detalhes), assim como a bênção do casarão que funcionará como Casa do Pão – legado do Congresso de 2022 que prestará à população carente serviços psicológicos, jurídicos, de saúde e qualificação profissional, sempre norteados pelo Evangelho.

Casa do Pão

O relançamento do Congresso vai ser ocasião para inaugurar ainda uma sede provisória da Casa do Pão. O local oferecerá, desde já, refeições uma vez por semana aos que precisarem.

“A fome não espera. Temos um ano pela frente para entregar a Casa do Pão oficial, em 2022, que ficará como legado do Congresso, mas realizar essa ação, partilhando o pão agora, vai nos impulsionar e encorajar, abençoando nossos esforços pelo Congresso”, disse Dom Saburido.

Uma superestrutura será montada para acomodar o povo. A Rua do Imperador será fechada ao trânsito, assim como as ruas perpendiculares. Segurança, protocolo sanitário e atendimento à Imprensa estão sendo providenciados. A missa será transmitida, ao vivo, para todo o Brasil no canal aberto da TV Evangelizar.

“Queremos estar juntos de todos os brasileiros, como Igreja, mostrando a importância e a alegria de termos um Congresso Eucarístico Nacional sediado em nossa terra, nossa Arquidiocese, que é formada por gente de fé, de força e de espírito de colaboração e participação”, comentou Dom Limacêdo.

Sobre o XVIII Congresso Eucarístico Nacional

Após dois adiamentos, o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que estava previsto incialmente para os dias 12 a 15 de novembro de 2020, agora vai ser celebrado nos dias 11 a 15 de novembro de 2022. O tema será: Pão em todas as mesas. “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entres eles” (cf. At 2,45-47) é o lema.

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo. Eles visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Cristo, na Sagrada Eucaristia, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade (cf. Jo 4, 23). A última edição do Congresso Eucarístico Nacional, no Brasil, aconteceu em 2016 na cidade de Belém do Pará.

Esta é a segunda vez que a Arquidiocese de Olinda e Recife sedia um Congresso Eucarístico Nacional. A primeira foi em 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde. Na época, o evento deixou como marco a construção da Igreja do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na zona norte do Recife.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo