On-line

Arquidiocese de Fortaleza realiza 19ª Caminhada com Maria

Por causa da pandemia, evento foi realizado de forma on-line, com transmissão por canais digitais da Arquidiocese

Renata Sampaio
Canção Nova Fortaleza

Caminhada com Maria foi realizada novamente de forma on-line / Foto: Reprodução – Youtube Arquidiocese de Fortaleza

Pela décima nona vez, a Arquidiocese de Fortaleza realizou a Caminhada com Maria, por ocasião da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza. Como no passado, o evento aconteceu de forma on line, por conta da pandemia de coronavírus.

Neste ano, a Caminhada teve como tema: “Caminhando com Maria, em Jesus somos todos irmãos” e a citação bíblica “Quem é minha Mãe? Quem são meus irmãos? … Quem fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mt 12,50).

Para o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio, o caminhar deste ano foi mais recolhido, em isolamento social, mas não menos verdadeiro e profundo. “Somos chamados a ultrapassar os sinais externos do caminhar para percebê-lo e vivê-lo no seu espírito, no seu significado mais verdadeiro: o caminhar da vida no Amor de Deus!”.

Durante a programação, foi recitado o Santo Rosário, dividido com as quatro Regiões Episcopais Metropolitanas (REM) que estão em Fortaleza, já que Nossa Senhora da Assunção é padroeira municipal. Assim, rezaram a Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, a Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, a Região Episcopal Metropolitana Bom Jesus dos Aflitos e a Região Episcopal Metropolitana São José. Essas regiões representaram as cinco Paróquias, onde cada uma rezou um mistério de cada terço.

A transmissão foi feita pelo canal da Arquidiocese, no YouTube e pelo Facebook, além das rádio Shalom AM e FM Dom Bosco 96,1. Segundo a assessoria de comunicação da Arquidiocese, aproximadamente 50 mil pessoas participaram do evento.

Coroação de Nossa Senhora

Um dos momentos mais esperados foi a coroação da imagem da padroeira, antes feita no pátio externo da Catedral por uma centena de crianças vestidas de anjinhos. Desde o ano passado, o próprio arcebispo Dom José Antônio faz a coração da Virgem assunta ao Céu.

A Caminhada com Maria foi declarada no dia 5 de junho de 2015 patrimônio cultural imaterial do Brasil por sanção da Presidente da República ao Decreto de Lei do Congresso Nacional. A Lei Nº 13.330 tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo