Coletiva de imprensa

Apresentada a programação para o 10° Encontro Mundial das Famílias

Em coletiva de imprensa, subsecretária do Dicastério para os Leigos, Família e a Vida destacou que o evento dará muito espaço aos testemunhos de áreas em conflito

Da redação, com Vatican News

Coletiva de Imprensa /Foto: Joyce Silveira – Canção Nova

Multicêntrico e difundido. Foi assim que a subsecretária do Dicastério para os Leigos, Família e a Vida, Gabriella Gambino, definiu a programação do 10º Encontro Mundial das Famílias apresentado na Sala de Imprensa da Santa Sé em uma coletiva de imprensa. O evento será realizado em Roma. A abertura será no dia 22 de junho na Sala Paulo VI, com um festival na presença do Papa.

Leia também
.: Encontro Mundial das Famílias terá casal brasileiro entre conferencistas

Depois de três dias de congresso pastoral, também na Sala Paulo VI, no sábado à tarde haverá uma missa na Praça de São Pedro. Está previsto muito espaço para testemunhos e encontros nas paróquias. Participarão dois mil delegados com representantes também da Ucrânia.

Temas

Ao contrário das edições anteriores, destacou a subsecretária, o congresso não terá palestras estruturadas academicamente com conteúdo teológico-doutrinal, mas será um momento de encontro, escuta e discussão entre os agentes da pastoral familiar e matrimonial.

Formado por cinco conferências principais com cerca de trinta discursos e sessenta oradores, os painéis se concentrarão em alguns temas dominantes: a co-responsabilidade dos cônjuges e sacerdotes na pastoral das Igrejas particulares; algumas dificuldades concretas das famílias nas sociedades atuais; a preparação dos casais para a vida matrimonial; algumas situações de “periferia existencial” dentro das famílias; a preparação dos formadores em uma pastoral familiar cheia de desafios e questões difíceis. Também será um horizonte de referência a Igreja doméstica e a sinodalidade, com foco na relação entre jovens e idosos. Não será esquecido o âmbito do amor familiar nas provações, como o da traição, do perdão, e do abandono conjugal.

Além disso serão abordados temas como o acompanhamento da paternidade e maternidade, adoção e cuidado das crianças como escolhas cristãs e saber acolher a vida em qualquer situação. A missão da família cristã será mais um campo de compreensão recíproca, assim como as repercussões da era digital na dinâmica familiar.

Serão discutidos temas como migração, vícios, violências e educação sexual. Assim como o acompanhamento espiritual para os novos casais e nos casos em que um dos cônjuges não é crente. A bússola recorrente que guiará todo o compartilhamento será a educação para o discernimento. Gabriela reiterou isso quando foi questionada por um jornalista se teria a presença do LGBT. “Aceitamos o convite do Papa Francisco para ter uma abordagem pastoral de escuta a todos, com misericórdia”. A ideia, respondeu ela, é promover processos, o discernimento deve ser implementado todos os dias, sem fornecer receitas válidas para cada situação.

Fundo de solidariedade para a participação de áreas desfavorecidas

Foram convidados cerca de dois mil delegados de 120 países, escolhidos pelas Conferências Episcopais, pelos Sínodos das Igrejas Orientais e pelas realidades eclesiais internacionais que trabalham de maneira significativa no âmbito da pastoral familiar.

Graças a um fundo de solidariedade ativado pelo Dicastério, explicou o oficial Leonardo Nepi, as Igrejas de muitas áreas da África, Ásia, América Latina e Europa Central também estarão adequadamente representadas, incluindo a Ucrânia (ambas com delegados do Sínodo da Igreja Greco-católica Ucraniana e com delegados da Conferência Episcopal de Rito Latino).

Justamente pela natureza “generalizada” do evento, foi disponibilizado no site do Dicastério um kit pastoral com diretrizes e sugestões para organizar o Encontro em nível local.

Comunicação do evento

A organização do Dia Mundial também estruturou um aplicativo com todas as referências à encíclica Amoris Laetitia, às catequeses, informações sobre encontros diocesanos e visitas virtuais às quatro principais basílicas romanas e ao Palácio Lateranense. Os encontros serão transmitidos – através do site oficial do evento, romefamily2022.com – na página do YouTube da Diocese de Roma e graças à colaboração com o Dicastério para a Comunicação, também no VaticanNews.

Leia mais
.: Brasileiros comentam expectativa para o Encontro Mundial das Famílias

A atividade social é confiada a uma equipe de estudantes da Pontifícia Universidade Santa Cruz. Graças à Mídia Vaticana, foi implementado um sistema para garantir o sinal para as emissoras de TV que o solicitarem de forma gratuita, com um fluxo de imagens disponíveis em cinco idiomas (inglês, espanhol, francês, português, italiano, mais LIS em italiano e inglês). O Festival, a Missa do sábado 25 de junho (17h15, hora local) e o Angelus do domingo 26 no encerramento do Encontro com o mandato às famílias serão transmitidos para todo o mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo