Preparativos

Apresentada a imagem oficial do X Encontro Mundial das Famílias

Imagem é o terceiro símbolo em preparação ao encontro e retrata o episódio das bodas em Caná

Da Redação, com Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Imagem oficial do X Encontro Mundial das Famílias / Foto: Obra de Pe. Marko Ivan Rupnik, 2021

Mais um passo em preparação ao X Encontro Mundial das Famílias, de 22 a 26 de junho de 2022, em Roma. Nesta quarta-feira, 28, foi apresentada a imagem oficial do evento. A obra – “É grande este mistério”- é do Padre Marko Ivan Rupnik, artista, teólogo e diretor do Centro Aletti. 

Leia também
.: Papa anuncia fórmula inédita para próximo Encontro Mundial das Famílias

A pintura, em que predominam cores quentes, foi realizada em tinta vinílica sobre gesso aplicado em madeira. Como contexto da imagem, foi escolhido o episódio das bodas em Caná da Galileia.

À esquerda figuram os esposos, cobertos por um véu. O servo que verte o vinho tem o rosto com os traços de São Paulo, segundo a antiga iconografia cristã. É ele que afasta com a mão o véu e, referindo-se ao matrimônio, exclama: “É grande este mistério: refiro-me à relação entre Cristo e sua Igreja.” (Ef 5, 32).

O sacramento do matrimônio

A imagem revela, assim, o amor sacramental entre o homem e a mulher como reflexo do amor e da unidade indissolúvel entre Cristo e a Igreja. “Em Caná, na transformação da água em vinho, abrem-se os horizontes do sacramento, ou seja, da passagem do vinho ao sangue de Cristo”, explica o padre Rupnik. “O sangue que Paulo verte, pois, é o mesmo que a esposa recolhe no cálice”.

Leia também
.: Encontro Mundial das Famílias começou com João Paulo II

O sacerdote espera que a imagem leve à compreensão de que, para os cristãos, a família é expressão do sacramento do Matrimônio, e o sacramento acarreta sempre uma transformação. “No casamento cristão, com efeito, o amor dos esposos transforma-se, porque se torna participação do amor de Cristo pela Igreja. Nesse sentido, o casamento tem uma dimensão eclesial e é inseparável da Igreja”.

Os vídeos com as catequeses e explicações do autor, legendados em 5 idiomas, estão publicados na página do YouTube da diocese de Roma. Assista, abaixo, a explicação do sacerdote sobre a imagem oficial, com legendas em português (e veja aqui a catequese completa do padre Rupnik): 

A imagem do padre Rupnik é o terceiro símbolo a ser publicado, depois da oração e do logotipo, como instrumento pastoral de preparação e caminho das famílias para o Encontro Mundial de 2022.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo