Sínodo para a Amazônia

Após nomeação do Papa, cardeal Cláudio Hummes diz estar feliz

Cardeal Hummes foi nomeado relator geral do Sínodo para a Pan-Amazônia neste sábado, 4

Da redação, com CNBB

Dom Cláudio Hummes neste sábado, 4, durante a Assembleia Geral da CNBB / Foto: CNBB

Após o cardeal brasileiro Sergio da Rocha contribuir para o Sínodo dos Bispos para os Jovens – realizado em outubro de 2018 -, como relator geral, agora será a vez do arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), cardeal Cláudio Hummes, contribuir para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, que acontecerá no Vaticano no mês de outubro, como relator geral. 

O cardeal foi nomeado para a função neste sábado, 4, pelo Papa Francisco. O tema do sínodo é “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Após a notícia, Dom Claudio afirmou sentir a responsabilidade do cargo devido ao importante momento histórico que representará o Sínodo para a Amazônia. “Eu agradeço ao Papa a confiança na gente, em mim, e quero dar o meu melhor para realizar este serviço”, comentou.

A nomeação para o o cargo de relator geral, para o cardeal, não significa nenhuma distinção especial. Segundo ele, o gesto aponta que o Papa tem muita esperança no Brasil e também nos outros oito países que integram a Pan-Amazônia. “Os nove países têm as mesmas responsabilidades e esperanças e estamos fazendo o nosso melhor para que este Sínodo seja frutuoso”, completou.

Dom Claudio comentou estar feliz por prestar este serviço em função do grande amor à Amazônia e a todo o processo já desenvolvido desde a convocação do Sínodo pelo Santo Padre, em 2017. Ele ressaltou o papel que a Repam vem desenvolvendo de preparação junto com os bispos de toda a Pan-Amazônia e da Secretaria-Geral dos Sínodos, órgão do Vaticano.

O religioso refere-se, principalmente, ao trabalho de escuta da população amazônica, de seus sonhos e temores do futuro, especialmente dos indígenas que, em sua avaliação, estão sendo ameaçados. Estas escutas vão redefinir, segundo ele, a presença da Igreja junto a estas populações ameaçadas em seus territórios.

O Vaticano divulgou também a nomeação dos dois secretários especiais para o Sínodo: o vigário apostólico de Puerto Maldonado, no Peru, dom David Martinez de Aguirre Guinea e o subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, monsenhor Michael Zcerny.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo