DIA INTERNACIONAL

Anunciados os vencedores do Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana

Os vencedores do Prêmio Zayed 2021 para a Fraternidade Humana são Latifah Ibn Ziaten, fundadora da Associação Imad para a Juventude e Paz, e António Guterres, nono Secretário-Geral das Nações Unidas

Da redação, com Vatican News

Nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, o mundo celebra o primeiro Dia Internacional da Fraternidade Humana. Parte dessas celebrações é a entrega do Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana.

Os vencedores do prêmio foram anunciados nesta quarta-feira, 3, por meio de uma entrevista coletiva virtual. Os vencedores foram selecionados por um júri independente composto por um grupo de pessoas de 30 países que foram nomeados por líderes nas áreas governamentais, da cultura e da religião.

Sobre os vencedores

Apresentando os vencedores do Prêmio Zayed de 2021 para a Fraternidade Humana, o Secretário-Geral do Comitê Superior para a Fraternidade Humana, juiz Mohamed Abdel Salam, disse: “Este prêmio independente e global foi concebido para encorajar e reconhecer aqueles que nos inspiram a jogar nossa parte na criação de um mundo mais compreensivo, inclusivo e pacífico. Ao examinar o trabalho e o impacto de ambos os homenageados em 2021, fica claro que ambos são modelos para a próxima geração, líderes mundiais e todos aqueles engajados em buscas igualmente nobres pela paz”.

António Guterres, político de Portugal que atualmente ocupa o cargo de nono Secretário-Geral das Nações Unidas. Durante o último ano em que o mundo inteiro foi engolfado pela pandemia de Coronavirus, Guterres levantou sua voz em várias ocasiões, apelando a um “cessar-fogo global em todos os cantos do mundo para nos concentrarmos juntos na verdadeira luta — derrotar a Covid-19”. Ao receber notícias sobre o prêmio, o Sr. Guterres disse: “É com humildade e profunda gratidão que me sinto honrado em receber o Prêmio Zayed para Fraternidade Humana. Vejo isso também como um reconhecimento ao trabalho que as Nações Unidas estão fazendo todos os dias, em todos os lugares, para promover a paz e a dignidade humana”.

Latifah Ibn Ziaten, fundadora da Associação Imad para a Juventude e a Paz, nasceu no Marrocos e é mãe de cinco filhos. Em 1977, mudou-se à França quando tinha 17 anos. Um de seus filhos, Imad, juntou-se ao 1º Regimento de Pára-quedistas da França. Imad foi assassinado perto de Toulouse em 2012. Mais tarde, Latifah procurou o assassino de seu filho, Mohammed Merah, para entender o que o levou a cometer o assassinato. Aquele encontro permitiu que ela entrasse no mundo dos jovens que se sentem abandonados e que nunca conseguem se integrar à sociedade. Desde a fundação da Associação Imad para a Juventude e a Paz, Latifah viaja pela França para contar sua história e se encontrar com jovens. Sua esperança é contribuir à preservação da “harmonia social” entre as gerações mais velhas e jovens, e entre os franceses e os migrantes.

Ao receber notícias sobre o prêmio, Latifah Ibn Ziaten disse: “É uma grande honra, e muita humildade, que recebo o Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana pelo trabalho que eu e muitos outros fazemos, a cada dia, ao abordar o extremismo por meio do diálogo, respeito mútuo e coexistência pacífica. Mais importante, espero que este prêmio ajude a conscientizar um público mais amplo acerca da necessidade de continuarmos com esses esforços”.

ntribuir para a preservação da “harmonia social” entre as gerações mais velhas e jovens, e entre os franceses e os migrantes.

O Papa Francisco e o Grande Imam de Al-Azhar apresentarão o prêmio em conjunto durante a cerimônia virtual na quinta-feira. O encontro e a cerimônia de premiação serão transmitidos em várias línguas a partir das 14h30 (horário de Roma) — 13h30 (horário GMT) — pelo Vaticano News, o portal de informação multimídia da Santa SéImad foi assassinado perto de Toulouse em 2012. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo