Ano de São José

AIS lança campanha para apoiar instituições dedicadas a São José

Fundação Pontifícia inicia campanha de arrecadação especial por ocasião do Ano de São José instituído pelo Papa Francisco

Da Redação, com Fundação AIS

igreja dedicada a são josé

Campanha da AIS quer apoiar instituições dedicadas a São José em todo o mundo / Foto: Divulgação-ACS Itália

A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) lança uma coleta de fundos para apoiar instituições dedicadas a São José em todo o mundo. A coleta é por ocasião do Ano de São José, instituído pelo Papa Francisco. Trata-se de um ano comemorativo pelos 150 anos da proclamação do santo como patrono da Igreja Universal.

No fim de 2020, com a publicação da carta apostólica Patris Corde, o Papa Francisco instituiu o Ano comemorativo. E por esse motivo a AIS realiza, então, essa campanha de arrecadação em prol de projetos dedicados ao Santo na América Latina, África, Oriente Médio, Europa e Ásia.

Igreja de São José em Beirute

Uma das ações prevê a contribuição para a igreja de São José em Beirute, no Líbano, administrada por padres jesuítas. O templo sofreu graves danos com a explosão ocorrida no porto da capital libanesa em agosto de 2020. Além das portas e janelas, também o teto, datado do século XIX, requer urgentes intervenções.

Leia também
.: Imagens de drones mostram uma Beirute arrasada após explosão

O padre Gabriel Khayrallah, que presta serviços na igreja, destacou à Fundação AIS a profunda ligação entre a sua comunidade e o santo. “Como sacerdotes jesuítas, concentramo-nos em São José, homem de misericórdia e caridade”.

África e América do Sul

Na ilha de Madagascar, a AIS pretende financiar a construção de uma casa paroquial em Betatao. A proposta é ajudar os sacerdotes da paróquia que compreende um território de numerosos vilarejos.

No Uruguai, na América do Sul, a ideia é recolher fundos para a aquisição de uma van para a paróquia de São José em Çavelleja, distrito localizado no norte do país. A paróquia precisa do veículo para realizar projetos sócio-caritativos e de catequese, alguns dos quais em regiões muito distantes.

Trabalho caritativo de religiosas na Rússia

A AIS também pretende apoiar o trabalho de 56 religiosas na diocese de São José na Rússia. Situada no leste da Sibéria, essa diocese se estende por uma área tão grande quanto o Canadá. As religiosas, pertencentes a várias comunidades, dedicam-se a crianças de rua e órfãos, sobretudo nas grandes cidades.

“Para mim, é um modelo de trabalho silencioso e de paz. Nunca se lamentou em tempos difíceis. Não fala no Evangelho, embora sua vida às vezes tenha sido cheia de dificuldades, justamente como a nossa”, diz uma das freiras sobre sua ligação com São José.

Reforma de convento na Ucrânia

Na Ucrânia, a AIS quer financiar a reforma do convento das irmãs da Ordem greco-católica de São José em Potelych. As religiosas administram um orfanato em um edifício em ruínas.

As religiosas descreveram sua veneração para com São José em um diálogo com a AIS. “São José é o santo padroeiro da nossa ordem. Seguindo o seu exemplo virtuoso, desenvolvemos o nosso trabalho com humildade, sem esperar recompensa alguma, e com alegria para a glória de Deus e para o bem da Igreja”.

Além dos projetos descritos, já há alguns anos a AIS apoia outras obras e comunidades dedicadas a São José.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo