Acordo sobre reconhecimento da Igreja em Burkina Faso entra em vigor

A partir desta segunda-feira, 7, documento garante à Igreja a possibilidade de realizar sua missão em Burkina Faso

Da redação, com Vatican News

Nesta segunda-feira, 7, através de comunicação oficial da Embaixada de Burkina Faso junto à Santa Sé, foi finalizado o processo de troca dos Instrumentos de Ratificação do Acordo entre a Santa Sé e o Estado de Burkina Faso sobre o status jurídico da Igreja Católica em Burkina Faso, assinado no Vaticano em 12 de julho de 2019.

Leia mais
.: Novo ataque contra igreja em Burkina Fasso: a dor do Papa

Um acordo para a promoção do bem comum

O Acordo, que acaba de entrar em vigor, conforme o artigo 18, garante à Igreja a possibilidade de realizar sua missão em Burkina Faso. Em particular, foi reconhecida a pessoa jurídica pública da Igreja e das suas instituições. As duas partes, embora salvaguardando a independência e autonomia que lhe são próprias, comprometem-se em colaborar juntas para o bem-estar moral, espiritual e material da pessoa humana e para a promoção do bem comum.

A assinatura do Acordo

Era 12 de julho de 2019, quando, na Sala dos Tratados do Palácio Apostólico, no Vaticano, o documento foi assinado pela Santa Sé, por Dom Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados, e, por Burkina Faso, por Alpha Barry, ministro das Relações Exteriores e Cooperação do país africano. O acordo de intenções, redigido em francês e composto por um preâmbulo, 19 artigos e um protocolo adicional, garante à Igreja Católica a possibilidade de realizar a sua missão em Burkina Faso.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo