Declaração

ACN sobre massacre na Nigéria: mais um crime contra os cristãos

Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre divulgou uma declaração condenando a violência na Nigéria

Da redação, com ACN

Foto: Reprodução Reuters

A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) se manifestou sobre o ataque que ocorreu na Igreja Católica de São Francisco Xavier, em Owo, estado de Ondo, sudoeste da Nigéria, durante as celebrações deste domingo de Pentecostes, 5, e que causou a morte de muitas pessoas, incluindo crianças.

Os pensamentos e orações da ACN estão com as vítimas, com os feridos, suas famílias e toda a comunidade católica de Ondo.

“É domingo pentecostal, uma época que todos os católicos devem estar na Igreja para comemorar a solenidade. É tão triste dizer que, enquanto a Santa Missa estava acontecendo, homens de origem desconhecida, empunhando armas, atacaram a Igreja Católica São Francisco Xavier”, disse o diretor de comunicações da Diocese de Ondo, padre Agostinho Ikwu.

Leia mais
.: Papa reza pelas vítimas do massacre em uma igreja católica na Nigéria

“A identidade dos agressores permanece desconhecida e o ataque desferido por eles deixou a comunidade devastada. Todos os sacerdotes da paróquia estão seguros e nenhum foi sequestrado”, diz o padre, dissipando rumores que circularam nas redes sociais.

“O bispo apela para que permaneçamos calmos, sejamos cumpridores da lei e rezemos pela paz e para que a normalidade retorne à nossa comunidade, estado e país”, finaliza o comunicado.

Crimes contra cristãos

A ACN denuncia essa explosão de violência, mais um ato terrorista na Nigéria, mais um na longa lista de crimes contra cristãos. O país em geral tem sido abalado por episódios de violência, crimes e sequestros que, embora afetem todos os grupos étnicos e religiosos do país, levaram a uma longa lista de grandes ataques à comunidade cristã nas últimas décadas.

Na semana passada, a ACN organizou uma coletiva de imprensa com o arcebispo de Kaduna, Dom Matthew Man-Oso Ndagoso, para falar sobre a insegurança e a violência na Nigéria. Embora os problemas venham de uma variedade de direções, Dom Matthew declarou claramente:

“O governo falhou completamente conosco; é a ausência de um bom governo que está causando isso. Bandidos, Boko Haram, sequestros, são todos sintomas de injustiça, da corrupção que está no sistema. A menos que possamos chegar à raiz da questão, lutaremos uma batalha perdida.”

O massacre ocorreu no sudoeste da Nigéria, um lugar que não foi afetado até agora pela insegurança e violência que geralmente afetam o norte e o Cinturão Médio.

Apelo aos líderes políticos e religiosos

Embora o problema possa ser principalmente interno, o Ocidente, diz o arcebispo, também é o culpado. “É preciso dois para o tango. Nossos líderes tiram nosso dinheiro e o levam para o Ocidente, para a Suíça, Paris, Londres, Frankfurt. Se o Ocidente não aceitasse o dinheiro, deixariam em casa. Os governos ocidentais colaboram com nossos líderes.”

A ACN chama todos os líderes políticos e religiosos do mundo a condenar firmemente e explicitamente este ataque terrorista na Igreja Católica de São Francisco Xavier, Owo, Estado de Ondo, no sudoeste da Nigéria, durante as celebrações do domingo de Pentecostes.

Foto: Reprodução Reuters

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo