Solidariedade

ACN financia restauração de seminário na Ucrânia devastado pela guerra

Prédio foi danificado e saqueado depois da invasão russa; Cálice doado por São João Paulo II quando visitou a Ucrânia em 2001 foi roubado

Da redação, com ACN

Foto: ACN

O seminário de Vorzel, na Arquidiocese de Kiev-Zhytomyr, danificado e saqueado durante os ataques russos nos dias que se seguiram à invasão da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, reabrirá em setembro. A ACN vai cobrir os custos da restauração do seminário e da compra dos móveis e equipamentos que foram roubados. Esta decisão surge na sequência de uma visita da fundação ao seminário e de um encontro com o reitor, padre Ruslan Mykhalkiv.

Vorzel está localizada a apenas 30 km da capital e, juntamente com outros subúrbios próximos, como Bucha, Irpin, Hostomel e Borodianka, tornou-se um ponto focal do conflito. Os 25 seminaristas que estudavam e moravam no prédio o abandonaram em 25 de fevereiro, depois de saber que os russos haviam tomado o aeroporto próximo e estavam entrando em Vorzel. Junto com seu reitor, padre Mykhalkiv, e o resto da equipe, eles primeiro encontraram refúgio em uma vila próxima e depois em outro seminário no centro do país.

O reitor disse à ACN que, além dos danos causados por dois foguetes, tropas russas saquearam o prédio em meados de março. Testemunhas dizem que os soldados passaram duas noites no prédio.

Restauração do seminário terá custo elevado

O seminário foi deixado em estado deplorável, especialmente seu interior. “Eles levaram tudo o que podiam. Utensílios de cozinha, máquinas de lavar, computadores e ar-condicionado. Além disso as salas dos seminaristas foram saqueadas e levaram objetos litúrgicos. Levaram também um cálice doado por São João Paulo II quando visitou a Ucrânia em 2001”, e é o que mais lamenta o padre Mykhalviv.

Mais tarde, os habitantes locais também entraram no recinto e levaram todo o resto, o que o reitor diz ser compreensível, pois não tinham o que comer.

No entanto, o medo do futuro incerto permanece, não só por causa da guerra, mas também porque se estima que o custo da reparação dos danos será muito elevado. É por isso que a pontifícia ACN decidiu, após uma visita ao local, cobrir as despesas da reforma do seminário e fazer uma doação significativa.

Ajuda dos benfeitores é fundamental para a Ucrânia

Magda Kaczmarek, chefe de projetos da ACN na Ucrânia, confirma a ajuda:

“Desde o início da guerra, damos todo o nosso apoio à Igreja local de ambos os ritos, latino e greco-católico. Primeiro com apoio emergencial nas zonas de guerra e para refugiados no oeste do país. Assim, graças aos nossos benfeitores, temos financiado os custos de transporte, veículos e atividades extraordinárias de sacerdotes e religiosos nos territórios afetados. Além disso, numa segunda fase, temos ajudado as paróquias e mosteiros da Ucrânia que abriram as suas portas aos refugiados. Damos apoio material e espiritual. Numa terceira fase, e dentro das nossas possibilidades, queremos ajudar a reparar os danos”.

Um dos pilares da ajuda da ACN na Ucrânia há várias décadas tem sido a ajuda aos seminaristas ucranianos, por isso a recuperação de Vorzel é uma prioridade para a fundação, diz Kaczmarek.

Assim, os trabalhos para religar o abastecimento de água, eletricidade e gás, que também foram danificados, já estão em andamento. “Seremos muito gratos à ACN pela restauração do seminário”, diz padre Mykhalkiv, “se nossos seminaristas conseguirem retornar em setembro.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo