É Tempo de Cuidar

Ação solidária da Igreja no Brasil arrecada 2,3 milhões de kg de alimentos

“É Tempo de Cuidar” está em sua segunda fase; em 2020, foram arrecadados 5,8 milhões de kg de alimentos

Da redação, com CNBB

Foto: Divulgação – CNBB

Desde o lançamento da segunda fase da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar” na Igreja o Brasil, em junho de 2021, foram arrecadados 2,3 milhões de kg de alimentos.

Em recursos são R$ 875.146,00 reais, 488 mil refeições distribuídas, 189 mil kits de higiene distribuídos e 224 mil EPIs distribuídos, além de 153 mil unidades de roupas arrecadadas. Esses dados representam 271 registros de de 65 dioceses espalhadas pelo Brasil.

Leia também
.: “É Tempo de Cuidar” é maior ação solidária recente da Igreja no Brasil
.: Resultados da ação “É Tempo de Cuidar” demonstram força solidária

Em 2020, 823 ações registradas em 140 arquidioceses e dioceses brasileiras, com a marca de 5,868.961 milhões de kg de alimentos. Em recursos financeiros, a campanha atingiu R$ 4,523.832,00.

A campanha produziu e distribuiu para as populações mais vulneráveis cerca de 717 mil alimentos (quentinhas), arrecadou e distribuiu 727.832 mil unidades de roupas e calçados, 411.580 mil kits de higiene e 414.114 mil equipamentos de proteção individual. Mais de 1,1 milhão de pessoas foram beneficiadas.

Objetivos da Ação Emergencial Solidária

A ação foi idealizada para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade diante da pandemia do coronavírus. O objetivo é também fortalecer a solidariedade fraterna nas Igrejas do Brasil, por meio de doações.

A campanha é realizada no Piauí, pelo regional Nordeste IV da CNBB, pela Cáritas Brasileira (regional PI) e Fórum Regional das Pastorais Sociais, com o apoio do Governo do Estado do Paiuí.

Leia mais
.: É Tempo de Cuidar: ação intensificará arrecadação de alimentos no país

O arcebispo de Teresina (PI), Dom Jacinto Brito, disse no lançamento da segunda fase da campanha que esta ação é uma forma de a Igreja no Brasil chegar aos mais necessitados como raios luminosos.

“Nestas sombras de dor, de angústias, mesmo de morte, nós chegamos com uma palavra de esperança e com uma proposta de vida que tem o apoio do nosso governo do Estado”, destacou.

Leia também
.: A solidariedade é o caminho para sair melhores da crise, diz Papa

Organizações parceiras e registro das ações

As organizações parceiras na ação são Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cáritas Brasileira, Conferência dos Religiosos do Brasil, Movimento de Educação de Base e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil.

A Cáritas Brasileira mantém uma metodologia de registro das ações. O formulário para o registro da ação de sua comunidade pode ser feito aqui neste link: registro das ações “É Tempo de Cuidar”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo