Missa

Aberto oTribunal Diocesano para a causa de beatificação do Padre Balzi

Missa presidida por Dom Jacinto Brito marcou a abertura do Tribunal Diocesano

Da redação, com Arquidiocese de Teresina

Foto: Arquidiocese de Teresina

Fiéis e representantes do clero de Teresina se reuniram na terça-feira, 8, para celebrarem a missa de abertura do Tribunal Diocesano para a causa de beatificação do Padre Pedro Balzi. A Eucaristia foi presidida por Dom Jacinto Brito, na Catedral Nossa Senhora das Dores, no Centro da capital.

O Tribunal Diocesano, por meio do bispo e dos sacerdotes nomeados por ele durante a sessão especial, tem a responsabilidade de recolher as provas formais e relatos de testemunhas das virtudes heroicas do Servo de Deus.  Nesta fase também são incluídas perguntas sigilosas que vão ajudar na confecção de um relatório que será analisado por comissões durante a fase romana do processo de beatificação.

“A memória dele ainda permanece no coração das pessoas que ele ajudou. E que a Igreja possa um dia colocá-lo como uma referência para a imitação dos cristãos”, explicou Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina.

Orações

Padre Pedro Balzi, religioso com importantes obras missionárias que pode se tornar primeiro santo de Teresina / Foto: Regional Nordeste 4

Conforme o padre Igor Torres, que é o postulador da causa, toda a comunidade arquidiocesana é convidada a continuar rezando por estes que estão envolvidos diretamente na causa e pedir a intercessão do padre Pedro Balzi com a mesma confiança que tinham quando o conheceram em vida.

“É um passo importante, porque formaliza os esforços do recolhimento das provas. Podemos acompanhar o tribunal com a nossa oração e com a certeza de que o trabalho será feito com muita seriedade e competência”, explicou.

A autora da causa de beatificação e canonização do Servo de Deus é a Associação Padre Pedro Balzi. O processo foi aberto no dia 20 de fevereiro de 2020, quando Dom Jacinto Brito aceitou o requerimento, após receber uma resposta positiva da Santa Sé.

Processo de Beatificação e Canonização

Um processo de Beatificação e Canonização compõe-se obrigatoriamente de duas fases: a diocesana e a romana, ambas sem duração definida. Após a instalação do Tribunal Diocesano, a documentação será remetida à Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, onde os documentos, laudos, pareceres e testemunhos são analisados por comissões, dando início à fase romana do processo.

Caso tudo ocorra bem, é chegado ao ponto em que o Papa primeiro decreta a venerável. Depois, com um processo para o reconhecimento de um milagre, o Servo de Deus é beatificado, e com o processo para a comprovação mais um milagre é canonizado santo.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo