Abertas inscrições para curso on-line grátis sobre teologia e sinodalidade

O projeto intercontinental e intercultural é coordenado por membros latino-americanos da Comissão Teológica da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos

Da Redação, com CNBB

Foto: Reprodução CNBB

As inscrições já estão abertas para uma série de cursos nessa temática que começa já em 4 de julho com o intuito de formar mais de 100 mil pessoas entre bispos, sacerdotes, religiosos e leigos. 

Além de gratuitas, as aulas são oferecidas em diferentes línguas além do português: espanhol, inglês, francês e italiano.

O projeto intercontinental e intercultural é coordenado por membros latino-americanos da Comissão Teológica da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. 

O Sínodo sobre a Sinodalidade foi inaugurado em outubro de 2021 pelo Papa Francisco, e vai culminar com a celebração da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023. 

Uma nova etapa na vida da Igreja é representada através desse evento. Ele convida a gerar processos de conversão e de reforma para construir uma Igreja sinodal no terceiro milênio.

Um projeto intercontinental e intercultural, coordenado por membros latino-americanos da Comissão Teológica da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, está se propondo a acompanhar a formação de mais de 100 mil pessoas em teologia e prática da sinodalidade, através de uma série de cursos on-line gratuitos. 

As aulas são oferecidas em diferentes línguas: além do português, em espanhol, inglês, francês e italiano.

Os cursos são destinados a bispos, sacerdotes, religiosos e leigos chamados ao processo de renovação eclesial que irão apoiar o povo de Deus.

Além disso, está prevista a participação de oradores de todos os continentes para dar uma visão global e intercultural da Igreja. O primeiro curso será promovido já no mês de julho, iniciando em 4 de julho, com temas sobre o discernimento comum e os processos de tomada de decisões na Igreja.

Faça as inscrições para a aula em Português

 

Curso sobre tomada de decisões em uma Igreja sinodal

Palestras de introdução

O Conselho de Jerusalém: análise dos Atos 15 (Juan Bytton sj, Perú); O Conselho de Jerusalém: Discernimento e Resolução de Conflitos (Carmen Bernabé, Espanha); Apresentando o Sinodalidade (Rafael Luciani, Venezuela)

SEMANA 1: Do discernimento comum à construção de consensos

Palestra:  Discernimento comum (Laurence Loubières xmcj, Canadá)

Aprofundamento: Construção do Consenso (Emili Turù, Espanha); Gestão de conflitos e divergências (Judith Gruber, Alemanha); Processos de escuta, discernimento e tomada de decisão em uma Diocese (Dom Faustino Armendáriz Jiménez, México).

Experiências: Networking e processos de escuta e discernimento em conjunto (Christine Danel, xmcj, França); Modelos de discernimento na Ásia (Christina Kheng, Singapura); Modelos de discernimento comunitário na África (Agbonkhianmeghe Orobator sj, Nigéria); Práticas de discernimento comunitário na África (Anne Arabome, sss, Quênia).

SEMANA 2: Tomada de decisões na Igreja

Palestra:  Modelos de tomada de decisões na Igreja (Serena Noceti, Itália)

Aprofundamento: Tomada de decisões nos primeiros séculos do cristianismo (Samuel Fernandez, Chile); Sinodalidade e tomada de decisão conjunta (Alphonse Borras, Bélgica); Sinodalidade, Democracia e Parlamentarismo (Carlos García de Andoin, Espanha).

Experiências: A experiência do Conselho Plenário da Austrália (Dom Shane Anthony Mackinlay, Austrália); A experiência da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe (Gloria Liliana Franco, odn, Colômbia).

SEMANA 3: Liderança e Governança na Igreja

Palestra:  Liderança na Igreja (David McCallum, sj, EUA)

Aprofundamento: Corresponsabilidade e teamwork (Nathalie Becquart, xmcj e Philippe Becquart, Vaticano e Suíça); Accountability: relatórios internacionais e respostas eclesiais (Carlos Schickendantz, Chile); Cogovernança e accountability nas dioceses (Dom Raúl Biord, Venezuela)

Experiências: O poder na Igreja (Gregor Maria Hoff, Alemanha); Liderança e trabalho em equipe em uma diocese (Dom José Saul Grisales, Colômbia); A liderança e governança feminina na Igreja (Sr. Joséee Ngalula, República Democrática do Congo)

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo