De 8 a 14 de agosto

A partir deste domingo, Igreja no Brasil vive Semana Nacional da Família

Testemunhar a “A alegria do amor na família”, esse é o objetivo da Semana Nacional da Família de 2021

Da redação, com Portal Vida e Família

Foto: Luemen Rutkowski via Unsplash

A partir deste domingo, 8, a Igreja no Brasil vive a Semana Nacional da Família. O período será encerrado no sábado, 14 de agosto. Para abrir esse momento especial do Mês das Vocações, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) fará um “Giro pelo Brasil”. O momento será realizado durante live, neste sábado, 7, às 20h. O evento destacará as atividades preparadas nos Regionais de todo o país.

Leia também
.: Família é lugar de refúgio em tempos de pandemia, afirma arcebispo
.: Padre destaca papel da família nesse cenário de pandemia

A CNPF vai recordar durante a transmissão ao vivo pelas redes sociais os 25 anos do Hora da Família. Também será divulgada a mensagem da Presidência da CNBB para a Semana Nacional da Família 2021.

O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf, também farão suas motivações para as celebrações da segunda semana de agosto.

Leia mais
.: Papa pede trabalho conjunto pelo anúncio do Evangelho da família

Programação

No decorrer da programação, breves partilhas das principais atividades programadas nos 18 Regionais do Brasil. Os grupos paroquiais e diocesanos da Pastoral Familiar são convidados a postarem suas atividades nas redes sociais com a hashtag #SemanaNacionaldaFamília. Isso ajuda a fazer com que as publicações sejam vistas por mais pessoas, testemunhando a alegria de celebrar o amor na família.

Leia mais
.: Com intenção de oração do Papa, bispos incentivam famílias à união

A live será concluída com um momento de adoração conduzido pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e referencial da Pastoral Familiar no Regional Leste 1 da CNBB, Dom Antônio Augusto Dias Duarte. O momento terá também a participação do casal coordenador do Setor Pós-Matrimonial, Ronaldo e Tatiana de Melo.

A Semana Nacional da Família 2021

Neste ano, a Semana Nacional da Família tem a proposta de testemunhar a “A alegria do amor na família”. A motivação está em sintonia com a vivência do Ano Família Amoris Laetitia, convocado pelo Papa Francisco.

Acesse
.: Exortação apostólica Amoris Laetitia

“A Semana Nacional da Família é um projeto consolidado, que acontece no mês vocacional, para lembrar que ser família é um chamado. A cada ano, a temática procura evidenciar aquilo que a Igreja põe em relevo encorajando as famílias a aprofundarem às dimensões bíblica, doutrinal e social“. É o que explica o padre Crispim Guimarães dos Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da CNPF.

Neste ano, situa padre Crispim, “aproveitando que o Papa Francisco lançou o Ano Família Amoris Laetitia, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, quis fundamentar na Exortação Apostólica o tema: ‘A alegria do amor na Família’ e o Lema: ‘Dá e recebe, e alegra a ti mesmo’”.

“Dessa forma, assim como a proposta do Papa pretende chegar a todas as famílias do mundo, por meio de várias atividades de caráter espiritual, pastoral e cultural, a serem realizadas nas dioceses, paróquias, universidades, no contexto dos movimentos eclesiais e das associações familiares; no Brasil, a Semana Nacional da Família será um instrumento valioso e colaborativo para fazer as pessoas experimentarem ‘que o Evangelho da família é alegria que enche o coração e a vida inteira’. (AL, n. 200)”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo