Capela da CNBB

59ª AG CNBB: segundo dia de trabalhos começa com a Santa Missa

Na homilia, Dom Joel destacou unidade e missão evangelizadora da Igreja; trabalhos de hoje incluem avaliação do novo estatuto da CNBB

Ronnaldh Oliveira
Da Redação 

Celebração Eucarística no segundo dia de Assembleia Geral da CNBB / Foto: CNBB

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portela, presidiu novamente a Celebração Eucarística que deu início ao segundo dia da 59ª Assembleia Geral da CNBB. O encontro acontece, em uma primeira etapa, de modo virtual, desde ontem, 25, até sexta-feira, 29. 

O bispo recordou em sua reflexão que a Igreja, em sua missão, é enviada a evangelizar. Entretanto, é sadio que ela pare para se perguntar se está sendo fiel a este anúncio, sobretudo quando as realidades sociais, culturais e antropológicas se transformam. “É bom pararmos para, em espírito de oração, pedirmos juntos o dom do discernimento, a fim de encontrar caminhos para ação evangelizadora”, afirmou.

Leia também
.: Em entrevista coletiva, bispos comentam Cartilha de Orientação Política
.: Dom Walmor destaca motivação da 59ª Assembleia Geral da CNBB

Dom Joel partilhou que a motivação do primeiro dia foi justamente essa: parar para analisar. “Como está o mundo em que vivemos? Como está a Igreja que servimos? O que precisa ser mantido, corrigido, mudado, transformado. Certamente, teremos, nestes próximos quatro dias virtuais, muitas coisas para acrescentarmos”.

Nascer de novo

O presidente da celebração, olhando ao Evangelho da liturgia de hoje, apontou justamente a expressão de Jesus dita a Nicodemos – ‘É necessário nascer de novo’. Mas a pergunta que fez aos 22 missionários presentes na capela da CNBB em Brasília e a cada um dos que acompanhavam a celebração pelos meios de comunicação católicos foi: “O que é esse nascer de novo?”.

“Podemos, em uma tradução imediata, entender que seja uma mudança de rumos, transformação, conversão. Na conversa do Evangelho, vamos percebendo que há um rumo indicado por Jesus – Nascer de novo significa ter o Cristo como referência, de forma cada vez mais intensa, na vida institucional, eclesial, comunitária e na vida de cada batizado” ressaltou.

Nicodemos e a Igreja hoje

O secretário-geral da CNBB, ainda na homília, acenou ao comportamento de Nicodemos, nas devidas proporções muito parecidas com o nosso. “Nicodemos ouviu tantas coisas de Jesus e se sentiu inseguro. Ele foi conferir direto com o Senhor. Hoje, ouvimos tantas coisas, tantos barulhos, tantas fake news que nos perguntamos: qual caminho devo seguir? Verdadeiramente, onde devo ir para estar com Jesus?”.

O celebrante convidou os presentes a encontrarem a resposta, o caminho, na primeira leitura da liturgia de hoje. Ele enfatizou que a comunhão é o caminho e que é necessário constatar que, mesmo diante das limitações cotidianas, chega-se à comunhão se nos leva à experiência de sermos de fato um só coração e uma só alma.

“A Assembleia, assim como Nicodemos, quer ir ao encontro do Mestre Jesus, fazendo um mesmo percurso de ouvi-lo pela força do Espírito. Temos com isso a abertura de nascermos de novo para construirmos vida entre nós e Deus. Somente se, de fato, estivermos ouvindo o Mestre, construiremos a comunhão.” afirmou o bispo.

Dom Joel, finalizando sua homilia, diferenciou a Igreja reunida da Igreja unida. “Fazer reunião é muito fácil. A união é algo que brota lá dentro, quando abrimos o coração para a força do Espírito em Jesus ressuscitado. A unidade se dá quando concretamente nos colocamos a serviço e não quando acumulamos riquezas e bens materiais”, concluiu.

Trabalhos desta terça-feira

Os mais de 400 bispos reunidos no formato on-line irão se debruçar no primeiro período da manhã sobre o novo estatuto da CNBB. Iniciarão uma avaliação do texto-mártir, a fim de aprimorá-lo. 

No segundo período da manhã, o episcopado dará início à elaboração de uma mensagem que será divulgada ao povo brasileiro. Haverá ainda informes da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé.

Já no período da tarde, os bispos se dedicarão ao preparo de uma mensagem, por meio de uma equipe específica, à Congregação para os Bispos. Este é um dos principais organismos da Cúria Romana e que cuida das dioceses, da nomeação de bispos, visitas “ad Limina” e dos encontros de novos bispos.  

A sessão também contará com os informes da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, especialmente no que diz respeito à tradução da terceira edição do Missal Romano. O Ano Jubilar Missionário, que teve abertura oficial em novembro de 2021, também está na pauta, bem como outros assuntos.

Na coletiva à imprensa, à tarde, estarão presentes o bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, Dom Edmar Peron;  e o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, Dom Ricardo Hoepers.

Dom Edmar abordará o processo de conclusão da tradução da terceira edição do Missal Romano. Já Dom Ricardo falará sobre o 10º Encontro Mundial das Famílias, a ser celebrado em todo o mundo nos dias 22 e 26 de junho.

Assista a um resumo do dia de ontem:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo