Evento em andamento

50 anos de Santarém: “um texto simples, porém eficaz na evangelização”

Encontro celebra o Documento de Santarém e têm ocorrido no mesmo local que recebeu representantes das Igrejas locais amazônicas em 1972

Da Redação, com Celam

O IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, evento que faz memória do Documento de Santarém / Foto: Celam

Segue em andamento o IV Encontro da Igreja na Amazônia. Realizado no Seminário São Pio X, em Santarém (PA), o encontro reúne 100 pessoas, entre cardeais, bispos, presbíteros, membros da vida religiosa, cristãos leigos e leigas, dentre eles representantes dos povos indígenas e de comunidades tradicionais. O evento teve início no dia 6, e segue até 9 de junho.

Leia também
.: Papa aos 50 anos de Santarém: “Sejam corajosos e audaciosos”

Além disso, o evento também se debruça sobre a aplicação das indicações do Sínodo para a Amazônia, realizado em 2018, e recorda as linhas pastorais traçadas para a missão da Igreja na Amazônia.  

Segundo o arcebispo local, Dom Irineu Roman, o momento é uma expressão de gratidão a Deus por ter encorajado tantos irmãos e leigos irmãs, religiosos e religiosas, sacerdotes e bispos. “Para entrar nas diversidades desta Amazônia com a missão de anunciar e testemunhar Nosso Senhor Jesus Cristo e sua obra missionária.”

O arcebispo de Cuiabá,  Dom Mario Antonio da Silva, pediu que a Igreja continue “encarnada na realidade e na evangelização libertadora”, em um caminho em rede, atitude presente no REPAM. Ele pediu união na defesa da vida humana e de toda a Criação, e junto com ela “proclamar ao mundo a Boa Nova da ecologia integral”. 

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, enviou mensagem em vídeo ao encontro. Ele destacou que Santarém foi um momento importante para toda a Igreja brasileira, e comemorar suas Bodas de Ouro “ajuda a reviver com mais força em todos nós o compromisso assumido por nossa Igreja há 50 anos ”. Ele destacou a importância do Concílio Vaticano II e da Conferência de Medellín, vendo no Documento de Santarém um instrumento para uma evangelização da Amazônia. 

Novos passos missionários

O encontro de Santarém comemora 50 anos em um momento difícil, segundo Dom Walmor, que denunciou o desmatamento e pediu uma reação missionária da Igreja na Amazônia a partir do Sínodo para a Amazônia.

Um tempo de desafios, mas também de esperança. O arcebispo de Manaus (AM), Dom Leonardo Steiner, definiu o IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal como “uma pequena assembleia sinodal”. Ele agradeceu à equipe de preparação de um encontro que quer comemorar uma memória que acontece depois do Sínodo, “fruto do caminho iniciado em Santarém”.

Ele pediu, a partir do Documento, para “novamente buscar os elementos que possam ajudar nossas Igrejas particulares neste caminho de profunda encarnação”.

Igreja com rosto amazônico

O Encontro de Santarém destacou uma Igreja com rosto amazônico, segundo Dom Erwin Kräutler, que interveio virtualmente. O bispo emérito da Prelazia do Xingu lembrou as principais contribuições de Santarém.

Essas contribuições inspiraram as linhas prioritárias da pastoral na Amazônia: encarnação na realidade, pelo conhecimento e contato com o povo, na simplicidade que se aprende com o povo.  Também destacou o papel fundamental dos leigos comprometidos, o que levou a insistir na formação de lideranças locais.

 

 

Análise da realidade

 

Na análise da situação eclesial, Dom Leonardo Steiner partiu do Documento de Santarém e Querida Amazônia. “Como estamos hoje como Igreja na Amazônia?”, questionou. Também desafiou os participantes do encontro a tentar se posicionar como os irmãos bispos se posicionaram há 50 anos. 

Seguindo o Documento de Santarém, analisou os passos a seguir para pôr em prática as suas linhas prioritárias: encarnação na realidade e evangelização libertadora.

Em relação à Querida Amazônia, insistiu que os sonhos são dimensões de uma única realidade, de um todo, um chamado à Igreja para estar presente em cada uma das realidades, para inculturá-las.    

O dia terminou com a celebração dos 50 anos do Documento de Santarém, com a presença do povo da Arquidiocese na Igreja de São Francisco. 

Foi um momento para recordar um Documento que fez da Igreja uma rede de comunidades e uma das maiores defensoras da vida dos povos originários, do direito à terra, dom de Deus a todos os seus filhos e filhas. 

Na ocasião, por fim, Dom Leonardo Steiner, presidente da celebração, chamou a ser cada vez mais sal da terra e luz do mundo, o que ajuda a saborear a vida e a maravilhar-se com um mundo cheio de vida.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo