PELA NATUREZA

47º Dia Mundial do Meio Ambiente: bispos quenianos reforçam data

Bispos e entidades internacionais recordam a importância da preservação do meio ambiente em todo o mundo

Da redação, com Agência Fides

Da proteção dos solos agrícolas contra a erosão no Quênia à restauração de alguns pontos de biodiversidade na Amazônia, à conversão de antigas minas de carvão nos Apalaches americanos em sumidouros de carbono, estas são algumas das iniciativas promovidas por ocasião do 47º Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado neste sábado, 5.

Entre eles, no Quênia, a Nairobi Recyclers (NAREC, na sigla em inglês), uma organização ecológica sem fins lucrativos, está pronta para limpar parte da capital do país para ajudar a restaurar o ecossistema que foi destruído.

Protegendo a natureza

O anúncio foi feito pela agência da Associação dos Membros das Conferências Episcopais da África Oriental (AMECEA). Com a colaboração de grupos de jovens, organizações, amigos e membros da comunidade, a ONG se organizou para coletar o lixo e transportá-lo para descarte em locais designados.

“Identificamos oito mini aterros sanitários na parte oeste da cidade, onde faremos a limpeza, recolhendo o lixo e dando o destino correto”, explica a coordenadora da iniciativa e animadora do Movimento Católico Global pelo Clima (GCCM). “Além de coletar lixo e proteger o meio ambiente da poluição, a equipe do NAREC identificou 17 escolas e 5 lares adotivos religiosos para crianças, onde pretendem plantar mais de mil árvores frutíferas e outras espécies de árvores ao longo dos afluentes do Rio Nairóbi”.

A data

Comemorado anualmente desde 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma plataforma para promover o progresso ambiental dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em que mais de 150 países participam a cada ano.

A comemoração do Dia de 2021, que este ano será acolhida pelo Paquistão, também marca o início da Década das Nações Unidas para a Restauração do Ecossistema 2021-2030. Liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), junto com o apoio de seus parceiros, tem como objetivo prevenir, interromper e reverter a perda e degradação de ecossistemas em todo o mundo.

“A restauração de ecossistemas é um empreendimento global de grande escala”, lembram as Nações Unidas. “Significa consertar bilhões de hectares de terra — uma área maior que a China ou os Estados Unidos — para que as pessoas tenham acesso a alimentos, água potável e empregos”, reiteram.

Da proteção dos solos agrícolas contra a erosão no Quênia, à restauração de alguns hotspots de biodiversidade na Amazônia, à conversão de antigas minas de carvão nos Apalaches americanos em sumidouros de carbono, são algumas das iniciativas promovidas por ocasião do 47º Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado hoje , 5 de junho.

Entre eles, no Quênia, a Nairobi Recyclers (NAREC), uma organização ecológica sem fins lucrativos, está pronta para limpar parte da capital do país para ajudar a restaurar o ecossistema que foi destruído.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo