de 18 a 21 de maio

38º Assembleia Geral do Celam acontece virtualmente

Evento conta com a participação de 85 pessoas; opção pelo on-line foi motivada pela pandemia da Covid-19

Da redação, com Celam

Foto: Daniel Ibanez – CNA

Foi iniciada nesta terça-feira, 18, a 38º Assembleia Geral Ordinária da Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam). Esta é a primeira vez na história da organização que este encontro é realizado de forma virtual. Opção pelo on-line foi motivada pela pandemia da Covid-19.

O evento conta com a participação de 85 pessoas. Entre eles estão membros da presidência, representantes da Santa Sé, presidentes das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, delegados dos episcopados, bispos assessores, representantes de agências de cooperação, conferencistas e convidados especiais.

A assembleia busca apresentar o processo de renovação e reestruturação do órgão, tarefa confiada à atual presidência desde sua eleição em maio de 2019.

A renovação vem sendo desenvolvida com o apoio de um grupo de bispos assessores. Como parte da agenda, serão apresentadas a proposta, os avanços e testemunhos daqueles que lideraram o processo em várias áreas e lugares do continente.

Apoio da Igreja

A cerimônia começou com as palavras de boas-vindas do presidente do Celam, Dom Miguel Cabrejos Vidarte. Na sua mensagem, o prelado reconheceu que este processo não é algo fechado.

O bispo sublinha que o Conselho deve ser um “centro propulsor da consciência missionária, da conversão pastoral permanente, como Igreja partidária e sinodal, caminhando eclesialmente com o Povo de Deus e com o Conferências episcopais”.

Dom Miguel explicou também que o órgão enquadrou o processo de renovação e reestruturação na teologia do “Concílio Vaticano II, da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano de Aparecida e do Magistério do Papa Francisco“.

Este movimento de mudança se baseia nos quatro sonhos proféticos da exortação pós-sinodal “Querida Amazônia”.

Oração e mensagens

A secretária-geral da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos (CLAR), Irmã Daniela Canavina, conduziu momento de contemplação a partir da oração da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.

Antes de iniciar os trabalhos de reflexão, foi compartilhada a mensagem do Núncio Apostólico da Colômbia, Dom Luis Mariano Montemayor. Ele expressou sua proximidade com os membros da assembleia. O bispo exortou os participantes a se deixarem guiar pelo Espírito Santo.

O prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet, expressou a sua confiança de que “os frutos desta assembleia eclesial, depois de um tempo de escuta e reflexão, sejam um sinal de uma Igreja em contínua conversão pastoral e missionária que cresce na experiência e na transmissão da fé, da esperança e da caridade ”.

O presidente da Conferência Episcopal de Porto Rico, Dom Rubén González, encorajou os presentes a desenvolverem seus trabalhos pensando nas comunidades de cada país e em suas necessidades pastorais.

Um processo contínuo

As reflexões começaram com a intervenção de Mauricio López. Ele propôs uma meditação sobre todas as etapas do processo de renovação e reestruturação do Celam.

Posteriormente, Dra. Agustín Salvia referiu-se à questão social da América Latina e do Caribe no contexto da pandemia da Covid-19.

Austen Ivereigh focou sua reflexão em uma visão contemplativa da realidade a partir das prioridades pastorais do Celam.

O jornalista britânico destacou que “a tentativa de criar uma Igreja sinodal foi a contribuição mais importante do pontificado de Francisco”.

Ivereigh reconheceu a clareza e a audácia das propostas “preparadas para especificar o processo de renovação e reestruturação de Celam”.

O coordenador da Equipe de Reflexão Teológico-Pastoral, padre Carlos María Galli, abordou os fundamentos teológicos, eclesiológicos e pastorais do processo de renovação e reestruturação do Celam.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo