Unidade e comunhão

1º Encontro Nacional da Juventude Carismática acontece neste sábado

Evento organizado pelo Serviço Brasileiro de Comunhão (SBC) do Charis será realizado na modalidade on-line; tema é inspirado em exortação do Papa Francisco: “Ele vive e te quer vivo”

Julia Beck
Da redação

Foto: Julia Beck – Canção Nova

Os jovens da Renovação Carismática Católica (RCC) se preparam para viver o 1º Encontro Nacional da Juventude Carismática. O evento acontece neste sábado, 9, às 19h30, e será realizado na modalidade on-line. A transmissão será pelo Youtube do Serviço Brasileiro de Comunhão (SBC) do Charis.

A missionária da Comunidade Obra de Maria e representante dos jovens das novas comunidades do SBC do CHARIS, Evilly Rayanne Barros Silva, afirma que o encontro faz parte do cronograma de atividades do organismo. A princípio ele seria realizado de forma presencial.

Leia também
.: Em mensagem, Papa pede aos jovens coragem em meio a medos
.: “Não deixemos que nos roubem o rosto jovem da Igreja”, pede Papa

“Diante da situação que vivemos hoje, percebemos a urgência ainda maior da realização desse encontro de forma on-line, conseguindo atingir e gerar unidade de forma ainda maior entre as expressões”, comenta Evilly.

Evilly Rayanne Barros Silva /Foto: Arquivo Pessoal

A jovem conta que a mudança na modalidade foi discernida após oração. “O Senhor nos dava uma imagem (representada no cartaz do encontro), um jovem de braços abertos saindo do mapa do Brasil. Em torno do mapa, apareciam muitas luzes, como que lanternas. Após isso, o Senhor nos fez discernir que eram as telas de celulares, televisões e meios que estariam ligados e sendo atingidos pelo Senhor através desse encontro”.

“Ele vive e te quer vivo”

O tema do encontro é: “Ele vive e te quer vivo”. A representante do SBC do Charis relata que ele foi inspirado no capítulo IV da Exortação “Christus Vivit”. No trecho, o Papa Francisco pede aos jovens que invoquem o Espírito Santo todos os dias. Ele deseja que a juventude renove a “experiência do “grande anúncio”.

“O Papa afirma que o amor não se encontra usando ou possuindo os outros, mas encontra-se permanecendo no amor de Deus deixando-se guiar pelo Espírito Santo. Deixa-te enamorar por Ele – diz o Papa – e tudo será diferente”, reflete.

Na ocasião do lançamento do Charis, no dia 8 de junho de 2019, a jovem lembra que o Papa Francisco se dirigiu à assembleia com as seguintes palavras. “Os jovens são o futuro da Igreja, é verdade, mas são o presente: são o presente e futuro na Igreja. Estou contente que tenham dado a eles a visibilidade e o exercício da responsabilidade que lhes cabe, de ver o presente com outros olhos e vejam o futuro com vocês”.

Leia também
.: “Deus é jovem e ama os jovens”, afirma Papa Francisco

Essas palavras do Papa, segundo a missionária, já dizem tudo sobre a importância da juventude. Evilly frisa que no coração do Charis tem um lugar especial para os jovens e, portanto, cabe aos representantes do organismo serem esses canais também de escuta, aprendizado e sinal de levar unidade aos jovens.

Unidade e comunhão

Os jovens têm uma força muito grande, observa a representante do SBC Charis. “Dentro dessa corrente de graça são muitas as expressões. Ter eventos que gerem essa unidade é sem dúvidas um grandioso mover do Espirito Santo para toda juventude no nosso país”, complementa.

Este será o primeiro Encontro Nacional da Juventude Carismática e Evilly o define como um marco. De acordo com a jovem, nunca antes tantas expressões juvenis se reuniram para estarem juntas em um mesmo evento. “Os efeitos dessa unidade, sem dúvidas, será algo maravilhoso”, destaca.

A missionária recorda ainda a experiência do Batismo no Espirito Santo, que viveu aos 16 anos. Ela conta que tinha o sonho de evangelizar o máximo de jovens da sua cidade.

Leia mais
.: A misericórdia tem sempre o rosto jovem, diz Papa à juventude

Hoje, ao fazer parte da organização desse evento, a representante do SBC Charis afirma ter a oportunidade de já ter tido contato com tantas expressões jovens de diversos lugares do país e perceber que é chegada a hora da realização de algo que gerasse unidade e comunhão.

 “Não é apenas um encontro para gerar unidade, não é um encontro para nos reunirmos, mesmo que de forma on-line, é um dia profético para toda a juventude. Deus quer derramar algo novo e nos enviar ainda mais longe. Por isso, você que é jovem das novas comunidades, grupos de oração, institutos religiosos e tantas outras expressões, esse encontro é seu, é nosso!”, convida.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo