Implantação

Serviço do CHARIS no Brasil ganha perfil nas redes sociais

Nesta quinta-feira, 23, serviço de fortalecimento da Renovação Carismática Católica, instituído pelo Papa em 2019, lançará seu perfil oficial no Instagram e no Facebook

Julia Beck
Da redação

/ Foto: Reprodução – CHARIS

O Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS (SBCC) lança, nesta quinta-feira, 23, seu perfil oficial nas redes sociais: Instagram e Facebook. “A ideia surgiu a partir da necessidade de uma rápida e eficaz comunicação com o mundo atual, o qual, mais do que nunca, está conectado e buscando informações nas redes sociais”, explicou a coordenadora do SBBC, Katia Roldi Zavaris.

O CHARIS, oficialmente fundado em junho de 2019, é um serviço idealizado pelo Papa Francisco e voltado para todas as realidades da Renovação Carismática Católica Mundial (RCCM). Sua missão é construir e fortalecer os amplos e diversificados grupos da RCC, promovendo unidade, comunhão e amor fraterno.

Leia mais
.: Canção Nova participa de encontro da Fraternidade Católica em Roma

.: Encontro com o Papa: Padre Wagner comenta novas direções para a RCC

Papa durante audiência com lideranças da Renovação Carismática em junho de 2019/ Foto: Vatican Media

As redes sociais, de acordo com Katia, trarão agilidade e rapidez ao trabalho de implantação do SBCC, pois permitirão capilaridade ao esforço de divulgar toda dinâmica do que o Papa Francisco pretende para esse novo tempo.

A escolha do Instagram e do Facebook como ferramentas de propagação dos trabalhos do SBBC foi explicada pela coordenadora do serviço: “Essas redes sociais estão entre as principais ferramentas disponíveis e mais acessadas atualmente, tornando a escolha de tais plataformas para a inserção nas redes sociais o caminho mais natural, rápido e econômico”.

Katia Roldi Zavaris, coordenadora do Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS/ Foto: Arquivo Pessoal – Kátia

Com a iniciativa de imersão nas redes, Kátia acredita que o SBCC poderá chegar com as notícias sobre o novo serviço, coletar informações de usuários e identificar demandas nos locais mais distantes do país. “Funções subjacentes aos ambientes dessas plataformas oferecem, inclusive, a possibilidade de tratar novas abordagens como vídeos, áudio, bancos de dados”, complementou.

“Como o Fogo de Pentecostes, a nós narrado por Patti Mansfield: “Fogo, fogo, fogo, de Norte a Sul, de Leste a Oeste”. Neste sentido, o novo serviço único da Corrente de Graça no Brasil agiliza toda sua dinâmica de implantação e diálogo com o povo de Deus e todas as expressões da Corrente de Graça Renovação Carismática Católica, além do clero e os demais organismos da Igreja como a CNBB”, revelou Kátia.

Os primeiros passos do SBCC 

Apesar de fundado em junho de 2019, o SBCC foi instituído no Brasil em outubro de 2019, quando Jean-Luc Moens, moderador do CHARIS internacional, juntamente a representante do mesmo organismo para a língua portuguesa na América do Sul, Gabriela Márcia da Rocha Dias, conduziram a primeira assembleia que elegeu Katia Roldi Zavaris como a primeira Coordenadora do Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS.

Leia também
.: Notícias sobre o CHARIS

A primeira ação promovida pela SBCC, segundo Kátia, foi a promoção do Primeiro Encontro Nacional para as Novas Comunidades do Brasil, em Recife (PE), na sede da Comunidade Obra de Maria, em janeiro de 2020. O evento contou com a presença de lideranças de várias comunidades originárias da corrente de graça.

Ainda em janeiro, o SBCC participou da Primeira Conferência Internacional para líderes das Comunidades Carismáticas, também realizada na Comunidade Obra de Maria.

“Na oportunidade, o prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e a Vida, cardeal Kevin Farrel, fez-se presente para dirigir palavras aos participantes e conduzir reuniões com o SBCC, além de reuniões com os bispos que lá estavam, quando dirigiu palavras e orientações específicas para cada grupo”, relata Kátia.

A coordenadora do SBCC revela que, desde o ano passado, várias reuniões foram conduzidas para a elaboração dos instrumentos jurídicos de constituição do SBCC, como o estatuto e o Regimento Interno, ao mesmo tempo em que um planejamento estratégico de ações, com eventos, assembleias, conferências e formações é realizado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo