Santuário Nacional

Festa da Padroeira reúne 160 mil pessoas em Aparecida

Para se ter uma ideia da crescente devoção dos brasileiros à Mãe de Deus sob o título de Nossa Senhora Aparecida, basta olhar para os números. Só neste 12 de outubro, mais de 160 mil pessoas passam pelo Santuário Nacional.

Em setembro, 1,3 milhão de peregrinos visitaram a Casa da Padroeira do Brasil. Durante todo o ano de 2010, foram 10,3 milhões de pessoas e, para 2011, o número deve passar de 11 milhões de visitantes.

"Percebemos um aumento desde o início do ano. E também durante toda a Novena que antecede a Festa, com o crescimento do número de participantes que vêm a Aparecida para viver todo este período aqui", explica o prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Irmão João Batista de Viveiros.

A explicação para tamanho fluxo de pessoas? "É o mistério do afeto materno. Da mesma forma que nas Bodas de Caná, também aqui em Aparecida é Nossa Senhora quem toma a iniciativa de apresentar as necessidades de seus filhos a Jesus. É o olhar de Mãe, de Misericórdia, que acolhe", acrescenta.

O religioso explica que os peregrinos encontram no Santuário o acesso à Palavra de Deus, aos Sacramentos, especialmente à Confissão, que é um dos principais desafios da pastoral no local. "E também não buscamos reter as pessoas para nós. O Santuário envia para a comunidade. Nosso objetivo é que a Igreja cresça, que os peregrinos se tornem participantes da vida da sua paróquia".

Acesse
.: Maria é reflexo do coração de Deus, diz Cardeal

.: Confira histórias de devoção à Mãe Aparecida
.: Sala das Promessas revela milagres no Santuário Nacional
.: Confira as fotos no Flickr

Trilogia

2011 encerra uma inédita trilogia de temas da Festa da Padroeira. Em 2009, o foco esteve nas mãos de Nossa Senhora; em 2010, foi a vez do olhar de Maria; até chegar ao tema deste ano, "reflexo do coração materno de Deus".

Para 2012, ainda não há um tema definido, mas uma comissão de teólogos já foi acionada para possivelmente desenvolver a proposta de alguma outra trilogia.

"É uma experiência que deu muito certo, pois permite fazer uma catequese mais profunda com o povo e enfocar melhor os mistérios da vida de Maria", conclui Irmão Viveiros.

Conheça a história de Nossa Senhora Aparecida

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo