Especial Família

O que é ser homem? Conheça opinião de homens de diferentes vocações

O que é ser homem nos dias de hoje?

Como descobrir e realizar a missão dada por Deus ao homem? Esse é o caminho de amadurecimento trilhado pelos homens cristãos que buscam viver plenamente e com coerência sua identidade.

No especial Família, lançado nesta terça-feira, 14, no site de notícias e no telejornal da Canção Nova, você conhece o ponto de vista de homens de diferentes estados de vida e profissões. Leia os testemunhos e deixe também, nos comentários, sua opinião.

Padre Anderson Marçal
autor do livro: “Aprender a Escolher – Ensinamentos de pai para filho”

“Para que o homem seja homem mesmo, é preciso retomar a caminhada interior. Nos nossos tempos, somos cada vez mais jogados para fora de nós mesmos, por isso o retorno a si mesmo é urgente. Precisa mais uma vez ser capaz de ver a si mesmo num contexto mais amplo, na estrutura do Eterno, ou seja, se ver os planos de Deus (…) O homem só será homem de verdade trilhando um caminho de profunda coragem, de entrar em si mesmo, descobrir as maiores riquezas ali escondidas, partilhando seus segredos, e assumindo a capacidade de amar, e expressar concretamente e corretamente esta capacidade. Ser homem não é uma consequência, mas uma escolha, que segue a natureza dada a cada homem, pelo Criador, que ao se encarnar, assumiu o sexo masculino, sendo homem de verdade”

Adriano Gonçalves
psicólogo, casado e pai de Chiara e Catarina

“Para mim, ser homem é estar em constante estado de luta! É viver a cada momento os riscos próprios do existir, bancar as responsabilidades que lhe cabe! É estar em harmonia com seu chamado a ser providente, protetor, líder e pai. Equalizar a determinação e as mais diversas circunstâncias da vida e assim oferecer o que tem de melhor aos seres a cada momento sem esperar nada em troca. Sacrificar-se sempre pois encontra o sentido em cada ato que faz!”

Dado Moura
escritor, casado e pai de três filhas

“Para algumas pessoas que tiveram a formação dentro dos padrões estabelecidos há 50 anos, ser homem está muito associado ao gênero masculino. Isso compreendia ser forte emocionalmente, para sustentar ou estabilizar os deslizes emocionais do sexo ‘frágil’ – como também era definida a mulher. Ser homem significa assumir e assegurar suas responsabilidades, compromissos (inclusive de palavras) e riscos. Significa ser provedor de sua casa, transmitir os valores, estabelecer a ordem e proteger aqueles que estiverem sob sua tutela. Ser homem significa ser digno de respeito e também se dar ao respeito. Ser homem significa inspirar confianca”

Danilo Fernandes de Castro Silva
casado, advogado e Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão

“Ser homem e cristão não é algo tão fácil nos dias atuais. Num mundo onde os valores se inverteram, a impressão que tenho todos os dias é que aquilo que Jesus veio nos ensinar, hoje em dia, está ultrapassado. Nesse caso eu prefiro ser considerado um homem que vive fora do seu tempo, mas que busca todos os dias caminhar em busca Daquele que deu a vida por mim. Ser homem e cristão são duas coisas inerentes a mim, fazem parte da minha essência, andam juntas, logo, ser homem é viver minha vocação, aquilo que Deus sonhou pra mim. Tenho 30 anos, sou casado, advogado e Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão. Em cada missão, tão distinta uma da outra, procuro viver da mesma forma, buscando sempre aquilo que agrada o coração de Deus, através de seus mandamentos. Nem sempre é fácil, mas com toda a certeza é a escolha mais acertada”

Irmão Diego Joaquim Pereira de Sousa
missionário redentorista há 10 anos

“Ser homem é mais que ‘ser macho’. É ter consciência de seu papel na família, na Igreja e na sociedade. Viver como filho de Deus,  procurando fazer o bem e atuando com virilidade contra a injustiça, mas com misericórdia e afeto diante dos feridos deste mundo”

Clives Sanches
professor universitário, avô de três netos

“Ser homem. Para mim é assimilar e corresponder com atitudes alguns atributos de honra, honestidade, veracidade, solidariedade, transparência, e mostrar ao próximo o finalismo que está em cada um, para sua realização pessoal. Todavia, hoje, mesmo com todo progresso e tecnologia, observamos que há uma inversão de valores cuja origem encontra-se já nos dirigentes da nossa pátria, infelizmente. Penso que, sem esse comportamento virtuoso, renunciamos ao ‘Homo Sapiens’ e nos tornamos simples animais irracionais! É na família, no lar, que devemos apreender o que é ser homem e para que fomos criados; que nossa meta não é a morte e sim a vida e a vida eterna”

Mauricio Ribeiro
estudante e acólito

“Nós sabemos que Deus quis que nós existíssemos! O homem exerce vários compromissos, responsabilidades e atenção. O homem não precisa de bens materiais, ele precisa de Deus. Ser homem também significa seguir Jesus Cristo e amar uns aos outros, o verdadeiro homem é aquele que ama sem olhar o que, sem preconceito. Ser Homem não é ser superior à mulher, ser homem é o contrário de Ser menino, como escreveu Paulo Apóstolo em I Coríntios 1, 13-11. “Quando Eu era pequenino, costumava falar como pequenino, pensar como pequenino, raciocinar como pequenino, mas agora que me tornei Homem, eliminei minhas características de pequenino”. O Evangelista Lucas nos diz que o Homem deve dizer sempre a verdade, e tratar todos iguais, incluindo as mulheres. Ser Homem é Ser de Deus!”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo