Encontro com refugiados

“Renovo meu apelo mais veemente pela paz na Síria”, pede Papa

Francisco lembrou, incisivamente, a situação da Síria e pediu o cessar da violência, propondo paz para região

André Cunha
Da redação

“Agradeço às autoridades e ao povo jordano pela generosa hospitalidade dada a um número altíssimo de refugiados provenientes da Síria e do Iraque”, disse o Papa. FOTO: Reprodução/CTV

Num encontro afetuoso, o Papa Francisco dirigiu-se aos refugiados que estão na Jordânia, originários da Síria e Iraque, regiões de constantes conflitos. O encontro aconteceu na tarde deste sábado, 24, na Igreja Latina de Betânia. Deste momento, participaram cerca de 600 pessoas, dentre estes também, alguns jovens portadores de deficiência.

No discurso, o Papa fez forte apelo à comunidade internacional em favor da Jordânia,  pedindo que não a deixe sozinha no enfrentamento da emergência humanitária, provocada pela chegada do alto número de refugiados à região.

.: Leia a íntegra do discurso do Papa aos refugiados e aos jovens
.: Todas as notícias do Papa Francisco na Terra Santa

O Chefe da Igreja Católica lembrou com insistência da situação síria e renovou o seu apelo pela paz na região. “Cessem as violências e seja respeitado o direito humanitário, garantindo a necessária assistência à população que sofre! Todos ponham de parte a pretensão de deixar às armas a solução dos problemas e voltem ao caminho das negociações”.

Segundo o Papa, tais conflitos só podem ser solucionados pelo diálogo e a moderação, assim como, por meio da compaixão por quem sofre e da busca de uma solução política.

Aos jovens deficientes, Francisco pediu que se unam a ele em oração pela paz. “Podeis fazê-lo também oferecendo a Deus as vossas fadigas diárias, tornando-se assim particularmente preciosa e eficaz a vossa oração”. Encorajou-os a colaborar na construção de uma sociedade respeitadora dos mais frágeis, dos doentes, das crianças e dos idosos.

“Apesar das dificuldades da vida, sede sinal de esperança. Vós estais no coração de Deus e das minhas orações, e agradeço-vos pela vossa presença entusiasta e numerosa”, disse.

No final do encontro, o Santo Padre voltou a falar da Síria. Fez votos de que o país reencontre, com a ajuda da comunidade internacional, o caminho da paz. E pediu: “Deus converta os violentos e aqueles que têm projetos de guerra e reforce os corações e as mentes dos operadores de paz e os recompense com todas as bênçãos”.

O encontro com os refugiados e os jovens foi o último programa das atividades do Papa na Jordânia. No domingo, 25, Francisco seguirá para Belém. Na cidade onde Jesus nasceu, o Papa, além de outras atividades, se encontrará com as autoridades palestinas e celebrará a Missa na Praça da Manjedoura.

Igreja de Betânia

O local onde aconteceu o encontro do Papa Francisco com os refugiados e os jovens é uma Igreja latina, no território de Betânia, ainda em construção. A pedra fundamental do templo foi abençoada pelo Papa emérito Bento XVI, durante sua visita à Terra Santa, em 2009.

“Temos o orgulho de apresentar ao mundo este lugar santo onde se deu o Batismo de Jesus. Para muitos este rio que Vossa Santidade acaba de visitar é uma fronteira, para o patriarcado latino é uma ponte que une. Sobre este lugar, nossas crianças e país, pedimos vossa bênção paternal”, disse o patriarca latino, Dom Fouad Twal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo