Audiência no Vaticano

Vocês carregam a audácia missionária em seu DNA, afirma Francisco às paulinas

Em audiência no Vaticano, Francisco falou sobre os tempos delicados e duros que a vida consagrada atravessa, comparando-os ao inverno, no qual é necessária a fé. 

Da Redação, com Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Papa recebe religiosas da Pia Sociedade Filhas de São Paulo / Foto: Vatican Media

O Papa Francisco recebeu, em audiência, nesta sexta-feira, 4, as religiosas da Pia Sociedade Filhas de São Paulo, que participam em Roma, do 11º capítulo geral da Instituição. O encontro reúne religiosas dos cinco continentes sob o tema: “Levanta-te e encaminha-te, confiando na Promessa”. Segundo o Papa, o tema é fortemente bíblico, pois remete à história da salvação enraizada na disponibilidade em partir, não por iniciativa própria, mas como resposta ao chamado e na confiança da promessa.

O Pontífice, em seu discurso, falou sobre os tempos delicados e duros que a vida consagrada atravessa, comparando-os ao inverno, no qual a fé é necessária. Trata-se de um grande desafio, diz o Papa, atravessar o inverno para reflorescer e trazer frutos, pois inverno “não é um tempo estéril, mas um tempo propício que consente voltar ao essencial”.

Leia também:
.: Vocação à vida consagrada é celebrada neste domingo
.: A vida consagrada é um dos grandes tesouros da Igreja

Francisco encorajou as religiosas a reencontrarem “os elementos da profecia Paulina, redescobrir a peregrinação apostólica e missionária, que não pode faltar nas Filhas de São Paulo e assim abrir as periferias do pensamento e as periferias existenciais.”

Nascidas para a Palavra, para anunciar a todos o caminho luminoso da vida que é o Evangelho de Jesus Cristo – prosseguiu o Papa – vocês carregam audácia missionária em seu DNA. “Nunca deixe essa audácia falhar, na consciência de que o protagonista da missão é o Espírito Santo. Isto está claro!”

Espero que o capítulo que vocês estão vivendo seja um momento propício para questionar: “Como podemos expressar a profecia paulina em resposta aos chamados que nos chegam em nossos dias?”. O Papa exortou a manterem um olhar contemplativo e pleno de empatia pelos homens e as mulheres do nosso tempo, famintos da Boa Nova do Evangelho, sem descuidar da fé. Ele destacou que o povo tem sede de Deus, fome de Evangelho:

“Alimentem com o pão da Palavra, indo em frente entre luzes e sombras do contexto cultural em que vivemos, fiéis à própria perspectiva de vocês, ou seja, sem um juízo moral a priori, mas na busca das oportunidades para semear a Palavra, com a ‘fantasia’ da comunicação.”

Neste sentido, o Papa falou, mais uma vez, em colocar-se em caminho com a audácia do Espírito Santo e a criatividade que caracterizou o fundador da instituição. e assim devem partir com pressa, como fez Virgem Maria e São Paulo, porque não há tempo a perder: “Aí de mim se não evangelizar!” (1Cor 9,16).

Por fim, Francisco as animou a pedir sempre a intercessão de Paulo, o apóstolo dos Gentios. O Papa encerrou a audiência com a bênção e pediu orações por seu ministério.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo