Homilia

A vida cristã desmorona quando se vive de aparências, afirma Papa

Em sua homilia, Francisco pediu aos fiéis para refletirem sobre a “sabedoria e a fraqueza”; “Quem confia no Senhor estará sempre seguro”, frisou

Da redação, com Vatican News

Papa durante missa na Capela da Casa Santa Marta/ Foto: Vatican Media via Reuters

O Papa Francisco celebrou nesta quinta-feira, 5, a missa na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. “O elogio da solidez” foi o centro da Liturgia do dia, retirada do Evangelho de Mateus (Mt7,21.24-27), em que Jesus fala da diferença entre o homem prudente e o homem sem juízo: o primeiro, deposita no Senhor o fundamento da sua vida, construindo a própria casa sobre a rocha. O outro não ouve a Palavra de Deus e vive de aparências, construindo a própria casa sobre um fundamento fraco como a areia.

A partir deste texto, o Pontífice pediu aos fiéis para refletirem justamente sobre a “sabedoria e a fraqueza”, isto é, sobre qual é o fundamento de suas esperanças, de suas seguranças e de suas vidas, e os exortou a pedir a graça de saber discernir onde está a rocha e onde está a areia.

“A rocha. Assim é o Senhor. Quem confia no Senhor estará sempre seguro, porque seus fundamentos estão sobre a rocha. É o que diz Jesus no Evangelho. Fala de um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha, isto é, sobre a confiança no Senhor, sobre coisas sérias. E esta confiança também é um material nobre, porque o fundamento desta construção da nossa vida é seguro, é forte”, destacou o Santo Padre.

Francisco afirma que o prudente, portanto, é quem edifica sobre a rocha, ao contrário do tolo, que escolhe a “areia que se move” e que é levada pelo vento e pela chuva. “E também a nossa vida pode ser assim, quando o meu fundamento não é forte. Vem a tempestade – e todos nós temos tempestades na vida, todos, do Papa até o último, todos – e não somos capazes de resistir. E muitas pessoas dizem: ‘Não, eu mudarei de vida’ e pensam que mudar de vida é maquiar-se, mas mudar de vida é mudar os fundamentos, isto é, colocar a rocha ali, que é Jesus”.

O Papa prosseguiu: “‘Eu queria refazer esta construção, este prédio, porque é muito feio, muito feio, e gostaria de embelezá-lo um pouco’, mas se recorro à maquiagem e enfeito um pouco, a casa não vai avante; cairá. Com as aparências, a vida cristã desmorona”. Portanto, o Pontífice assegurou que somente Jesus é o fundamento seguro, e que as aparências não ajudam.

Citando o exemplo de um confessionário, o Santo Padre explicou: “Somente quem se reconhece pecador, fraco, desejoso de salvação, tem uma vida baseada sobre a rocha, enquanto crê e conta com Jesus-Salvação. Converter-se, portanto, àquilo que não desmorona e não passa: assim aconteceu com São Francisco Borgia em 1500, quando este ex-cavaleiro de corte, diante do corpo em decomposição da imperatriz Isabel, se deu conta da caducidade e da vaidade das coisas terrenas, e escolheu o Senhor e se tornou santo”.

“Nós não podemos edificar a nossa vida sobre coisas passageiras, nas aparências, em fazer de conta que tudo vai bem. Vamos para a rocha, onde está a nossa salvação. E ali seremos felizes todos. Todos”, completou. Por fim, Francisco exortou os fiéis a pensarem no fundamento que dão à suas vidas, se é algo sólido como a rocha ou como a areia móvel, e a pedirem ao Senhor a graça do discernimento.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo